Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Silvano Messias dos-
dc.creatorFreire, Rebeca-
dc.date.accessioned2022-09-06T12:00:22Z-
dc.date.available2022-09-06T12:00:22Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.issnI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772022000200004pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35985-
dc.description.abstractThe aim here is to reflect, from a human rights perspective, on the role of student assistance policies and affirmative action for the access and permanence of students from lower classes to higher education, from which they were historically excluded by policies elitization of Brazilian universities. Therefore, this article analyzes institutional documents that constitute the foundation and instrumentalization of student assistance policies and affirmative action within the scope of the Federal University of West Bahia (UFOB), located in the interior of Bahia, in the northeast of Brazil. It starts from the principle that the right to education and, in this case, to higher education, permeates several social and citizenship issues, among which the importance of student assistance policies and affirmative actions, articulated to the creation of academic environments inclusive, with autonomy, diversity, solidarity, respect and equality of learning conditions. It is concluded that the full experience of citizenship and social, economic and cultural democracy is intrinsically associated with guaranteeing the right to schools and universities, which are training places for all human rights subjects, indispensable for the promotion and effectiveness of human dignity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.relation.ispartofAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectAcesso e permanênciapt_BR
dc.subject.otherHigher educationpt_BR
dc.subject.otherPublic policiespt_BR
dc.subject.otherAccess and permanencept_BR
dc.titleAcesso e permanência na educação superior como direito: sobre os impactos das políticas de assistência estudantil e ações afirmativas na UFOBpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUNICAMPpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage260pt_BR
dc.citation.epage280pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772022000200004pt_BR
dc.description.resumoPretende-se, aqui, refletir, na perspectiva dos direitos humanos, sobre o papel das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas para o acesso e a permanência de estudantes de camadas populares ao ensino superior, de onde foram historicamente excluídos pelas políticas de elitização das universidades brasileiras. Para tanto, o presente artigo assume a análise de documentos institucionais que constituem a fundamentação e instrumentalização das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas no âmbito da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), situada no interior da Bahia, no nordeste do Brasil. Parte-se do princípio de que o direito à educação e, neste caso, à educação superior, perpassa por várias questões sociais e de cidadania, dentre as quais a importância das políticas de assistência estudantil e de ações afirmativas, articuladas à criação de ambientes acadêmicos inclusivos, com autonomia, diversidade, solidariedade, respeito e igualdade de condições de aprendizagem. Conclui-se que a vivência plena da cidadania e da democracia social, econômica e cultural está intrinsecamente associada à garantia do direito a escolas e universidades, que são lugares de formação para todos os sujeitos de direitos humanos, indispensáveis para a promoção e efetividade da dignidade humana.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Direitos Humanos e Contemporaneidade EaD (Faculdade de Direito)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS FREIRE Acesso e permanencia na educacao 2022.pdf275,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.