Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35982
Tipo: Dissertação
Título: Reabrindo as cortina em O adorável cogumelo da bomba atômica: uma crítica filológica
Autor(es): Silva Júnior, Sebastião Rodrigues da
Primeiro Orientador: Souza, Arivaldo Sacramento
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Arivaldo Sacramento
metadata.dc.contributor.referee2: Laranjeira, Antônio Eduardo
metadata.dc.contributor.referee3: Muniz, Márcio Ricardo Coelho
Resumo: A resistência da sociedade brasileira à Ditadura Militar no Brasil se deu em diversos campos, entre os quais, situa-se o teatro. É nesse cenário que se insere o texto dramático, O adorável cogumelo da bomba atômica, escrito em 1968, pelo dramaturgo baiano Ricardo Líper, com o objetivo de representar a peça no Teatro Castro Alves, em Salvador. Em 30 de maio de 1968, a obra foi submetida ao Serviço de Censura de Diversões Públicas – Departamento de Polícia Federal –, para obtenção de certificação para sua liberação. O texto recebeu certificado favorável, acima dos dezoito anos, sem cortes, em agosto do mesmo ano. Entretanto, no ano de 1978, o texto foi apreciado novamente pelo mesmo órgão que o considerou como impróprio para menores de dezasseis anos e o liberou para o público acima desta faixa etária, mas com cortes. A partir da documentação gerada em todo processo, propõe-se, com esta dissertação, uma reflexão que conceba o texto, na perspetiva da Crítica Textual, como linguagem, como forma que institui o social, isto é, os fatos históricos, sociais e culturais de um povo e época. Além disso, nas leituras possíveis, são consideradas as condições materiais significativas ao labor filológico que evidenciem as marcas adquiridas pelo texto em seu processo de produção, transmissão e circulação, ao mesmo tempo, possibilita entender sua historicidade, demonstrando e/ou criando possibilidades de novas leituras. Sendo assim, como resultados; edição sinóptico-interpretativa e estudo do processo de censura, nos quais se discutem as transformações textuais provocadas pela circulação do texto entre os sujeitos de teatro e a Divisão de Censura de Diversões Públicas. Nesse sentido, conhecer de igual forma as circunstâncias da escrita e seus projetos discursivos, políticos e estéticos se tornam indispensáveis para compreensão deste corpus.
Abstract: La resistencia de la sociedad brasileña a la dictadura militar en Brasil ocurre en varios campos. Entre los cuales se encuentra el teatro. Es en este escenario que el texto dramático, "El hermoso hongo de la bomba atómica", fue escrito en 1967 por el intelectual bahiano Ricardo Líper. Para producir la obra en el Teatro Castro Alves en Salvador, el 30 de mayo de 1968, el trabajo fue presentado al Servicio de Censura de Diversiones Públicas - Departamento de Policía Federal - para obtener la certificación para su lanzamiento. El texto recibió un certificado favorable para que ácima de dieciocho no tuviera cortes a partir de agosto del mismo año. Sin embargo, en el año 1978, el texto fue nuevamente apreciado por la misma organización que lo consideró inadecuado para niños menores de dieciséis años y permitió jugar desde esa edad, pero con cortes. A partir de la documentación generada a lo largo del proceso, este artículo propone una reflexión que concibe el texto, objeto de estudio de la Filología Textual, como un bien documental que retrata hechos históricos, sociales y culturales de una época. Además, las posibles lecturas consideran las condiciones materiales significativas para el trabajo filológico que evidencian las marcas adquiridas por el texto en su proceso de producción, transmisión y circulación, al mismo tiempo, permiten comprender su historicidad, demostrando y / o creando posibilidades para otras nuevas lecturas. Por lo tanto, como resultado se pretende presentar una edición interpretativa, en la que se discuta la representación de la militancia de izquierda en el teatro bahiano en el período mencionado. En este sentido, conocer igualmente las circunstancias de la escritura y sus proyectos discursivos, políticos y estéticos se vuelven indispensables para comprender este corpus.
Palavras-chave: Censura e Crítica Textual
Ditadura Militar
Ricardo Líper
Teatro Baiano
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35982
Data do documento: 5-Dez-2019
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGLITCULT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Sebastião_Rodrigues_da_Silva_Júnior.pdfSEBASTIÃO RODRIGUES SILVA JÚNIOR1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.