Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959
metadata.dc.type: Tese
Title: “TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa.
Other Titles: “TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” for guitar by Danilo Guanais: processes of musical memorization in the context of meaning learning theory.
metadata.dc.creator: Souza, Eugenio Lima de
metadata.dc.contributor.advisor1: Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
metadata.dc.contributor.referee1: Peñaranda, Mario Enrique Ulloa
metadata.dc.contributor.referee2: Robatto, Pedro
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Robson Barreto
metadata.dc.contributor.referee4: Fonseca, Diana Santiago da
metadata.dc.contributor.referee5: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos
metadata.dc.description.resumo: O Foco principal deste trabalho é a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de memorização do texto musical. Para isso, parte-se da explanação dessa teoria proveniente da psicologia educacional, tomando-se como referencial a visão de David Ausubel. Também foram tomados alguns fundamentos da psicologia da música e das Neurociências aplicados à aprendizagem para se conhecer melhor a estrutura em que se dá esse processo. Nesse contexto, é feita uma operacionalização das memórias auditiva, visual, muscular e tátil, rítmica, nominal, analítica e emotiva, com a finalidade de formatar um método de memorização do texto musical. Para testar a eficácia desse método, foi conduzido um experimento utilizando o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com dois grupos formados entre a população de alunos de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedido, o compositor Danilo Guanais escreveu a obra “Três Tocatas Armoriais” especialmente para ser utilizada nessa pesquisa. O grupo experimental estudou essa obra utilizando o método proposto, enquanto o grupo controle estudou da forma prevalecente. Como resultado, verificou-se que o grupo experimental obteve um melhor desempenho do que o grupo de controle.
Abstract: The main focus of this work is the application of the Meaningful Learning Theory in the process of memorization of the musical text. The starting point of the explanation of this theory originated from educational psychology and takes the vision of David Ausubel as its main reference. In addition, some foundations of Neuroscience were applied to the learning process in order to better understand the structure in which it happens. In this context, an operationalization of the aural, visual, muscle and tactile, rhythmic, nominal, analytical and emotional memories was made with the goal of formatting a method for memorizing the musical text. To evaluate the efficiency of this method, an experiment was conducted utilizing the Wilcoxon-Mann-Whitney. The test was conducted with two groups of guitar students of Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Upon request, composer Danilo Guanais wrote the work “Três Tocatas Armoriais” specifically to be utilized in this research. The experimental group studied the work utilizing the proposed method, while the control group studied in the prevailing form. As a result, it was verified that the experimental group obtained better results than the control group.
Keywords: Música
Teoria da Aprendizagem Significativa
Psicologia da Música
Memorização Musical
Interpretação Musical
Violão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citation: SOUZA, Eugênio Lima de. “Três Tocatas Armoriais” for guitar by Danilo Guanais: musical memorization processes in the context of Meaningful Learning Theory. 232 f. 2018. Tese (Doutorado), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959
Issue Date: 21-Feb-2018
Appears in Collections:Tese (PPGMUS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf5,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.