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Tipo: Tese
Título: Filologia arquivística em tempos digitais: o arquivo hipertextuale as edições a escolha ou o desembestado do Ariovaldo Matos
Autor(es): Mota, Mabel Meira
Primeiro Orientador: Santos, Rosa Borges dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Rosa Borges dos
metadata.dc.contributor.referee2: Telles, Célia Marques
metadata.dc.contributor.referee3: Barreiros, Patrício Nunes
metadata.dc.contributor.referee4: Souza, Arivaldo Sacramento de
metadata.dc.contributor.referee5: Anastácio, Silvia Maria Guerra
Resumo: Os acervos pessoais de autores modernos têm demonstrado o longo e tortuoso processo de criação e de reescrita textual, assim como as interferências de diferentes sujeitos na transmissão dos textos. A desconstrução do texto é perpassada pelos usos dos acervos e, na Crítica Textual, implica a rasura da ideia de que o texto é um objeto estável e fixo, ainda que impresso. Através de um aparato metodológico que conjuga Crítica Textual, Arquivística e Informática, desenvolveu-se um arquivo hipertextual (URBINA et. al. 2005), de orientação pragmática, disponibilizado através da Internet no domínio www.ariovaldomatos.com. A edição apresenta um módulo leitura e um módulo mediação, no qual coexistem três diferentes modelos editoriais – edição sinóptica, interpretativa e fac-similar. Além disso, desenvolvera-se um sistema de gestão de conteúdo, denominado Arconte, a partir do qual foram registrados os documentos que compõem o dossiê arquivístico de A Escolha ou O Desembestado, de Ariovaldo Matos, objetivando a disponibilização e o acesso controlado à informação. Por fim, apresenta-se a leitura crítico-filológica da rede de intenções e significações que caracterizam o jogo teatral e que vão construindo suas próprias “formas finais”, enfatizando as formas de sociabilidades textuais da peça de Ariovaldo Matos que representam a memória de sua produção, circulação e recepção.
Abstract: The personal collections of modern authors have demonstrated the long and tortuous process of creation and textual rewriting, as well as the interferences of different subjects in the transmission of texts. The deconstruction of the "text" is permeated by the uses of the collections and, in the Textual Criticism, implies the erasure of the idea that the text is a stable and fixed object, even if it is printed. Through a methodological apparatus that conjugates Textual Criticism, Archivistics and Informatics, a hyper textual archive (URBINA et al., 2005) was developed, with a pragmatic orientation, made available through the Internet in the domain www.ariovaldomatos.com. The edition features a "reading" module, a “mediation” module, in which three different editorial models coexist - synoptic, interpretative, and fac-similar edition. In addition, a content management system, called Arconte, had been developed, from which the documents that compose the archival dossier of A Escolha ou O Desembestado, written by Ariovaldo Matos, aiming at the availability and controlled access to information. Finally, we present the critical-philological reading of the network of intentions and meanings that characterize theatrical play and which construct their own "final forms", emphasizing the textual sociability forms of Ariovaldo Matos play that represent the memory of his production, circulation and reception.
Palavras-chave: Ariovaldo Matos
Teatro
Crítica Textual
Arquivística
Arquivo hipertextual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Letras
metadata.dc.publisher.program: Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLITCULT) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35923
Data do documento: 31-Out-2017
Aparece nas coleções:Tese (PPGLITCULT)

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