Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35902
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Luíza Selis Santos-
dc.date.accessioned2022-08-17T13:40:48Z-
dc.date.available2022-08-17T13:40:48Z-
dc.date.issued2015-07-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35902-
dc.description.abstractThis memorial shows my experiences in letters professional master‟s degree – Profletras, having like a main point the experiences of the project of intervention of Reading strategies in digital environments. The memories of my history with the reading, as student in the basic education and after as Portuguese teacher, are told showing the ways that took me to the master‟s degree. The narrative of experiences in the classroom shows the option for this study object, the reading comprehension. My starting point in the studies hold in the understandings that changes in the instruments of reading can bring about changes in the ways of reading (CHARTIER, 1998). Based on this proposition, in the intervention put into practice, the main goal was to develop practices exploring reading comprehension in digital environments, having for specifics goals, to develop reading skills in the digital support and explore ways of surfing the net and research on the WEB. Based in the strategies of reading (ORLANDI, FREIRE and SOLÉ), readers strategies (SOLÉ and COSCARELLI) and reading in the digital skills (LÉVY, COSCARELLI, SOARES and RIBEIRO) found methodological paths of research, analysis, construction of interventional proposal and enforcement activities in the school. The reading strategies put in practice formed the Educational Matrix, that I propose for a school project focusing on research and reading activities on the WEB. The results of the intervention show that the virtual reading is linked on the experience of the printed reading, determining limitations on the surfing found in the typical features of the hypertext. This suggests that, although my students belong to the generation of the “Digital age”, they need to practice Skills to better use of what they read in the digital environments, as a teacher I need to give them chances to practice others pedagogical activities using digital texts at school.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectTextos digitaispt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.subjectAmbiente digitalpt_BR
dc.subject.otherReadingpt_BR
dc.subject.otherDigital textspt_BR
dc.subject.otherReading comprehensionpt_BR
dc.titleEstratégias leitoras em ambientes digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letras - (PROFLETRAS) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Júlio Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3160239403657708pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Júlio Neves-
dc.contributor.referee2Bezerra, Raquel Nery Lima-
dc.contributor.referee3Assumpção, Simone Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3176370937741226pt_BR
dc.description.resumoEste memorial registra minhas experiências no Mestrado Profissional em Letras – Profletras, tendo como ponto central as vivências do projeto de intervenção Estratégias Leitoras em Ambientes Digitais. As recordações da minha história com a leitura, como aluna na Educação Básica, e posteriormente como professora de Português, são narradas evidenciando os contornos que me trouxeram ao mestrado. A narrativa das vivências de sala de aula demarca minha opção pelo objeto de estudo, a compreensão leitora. Meu ponto de partida nos estudos ancora-se no entendimento de que mudanças nos suportes de leitura podem gerar mudanças nas formas de leitura (CHARTIER, 1998). Baseando-me nesta proposição, na intervenção realizada, o objetivo geral foi desenvolver práticas explorando estratégias de compreensão leitora em ambientes digitais, tendo também, por objetivos específicos, desenvolver habilidades leitoras no suporte digital e explorar mecanismos de navegação e de pesquisa na WEB. Com base nas concepções de leitura (ORLANDI, FREIRE e SOLÉ), estratégias leitoras (SOLÉ e COSCARELLI) e leitura em suporte digital (LÉVY, COSCARELLI, SOARES e RIBEIRO) estabeleci percursos metodológicos de investigação, análise, construção de proposta interventiva e aplicação de atividades no âmbito escolar. As estratégias leitoras postas em prática constituíram a Matriz de Ensino, que proponho para um trabalho escolar com enfoque em atividades de pesquisa e leitura na WEB. Os resultados da intervenção evidenciam que a leitura no suporte virtual se vincula na experiência da leitura no suporte impresso, determinando limitações na navegação com os recursos típicos do hipertexto. Isso sugere que, embora meus alunos pertençam à geração da “Era Digital”, necessitam exercitar habilidades para um melhor aproveitamento daquilo que leem no ambiente digital, cabendo a mim enquanto professora oportunizar outras atividades pedagógicas explorando textos digitais no espaço escolar.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Letraspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUÍZA SELIS - MEMORIAL - Estratégias Leitoras em Ambientes Digitais.pdfLUÍZA SELIS SANTOS SANTANA2,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.