Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35895
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título:  Infecções causadas por surtos de Stenotrophomonas maltophilia em pacientes dialíticos: Uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Gabriel Lima
Primeiro Orientador: Almeida, Antônio Raimundo Pinto de
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Antônio Raimundo Pinto de
metadata.dc.contributor.referee2: Benevides, Carlos Frederico Lopes
metadata.dc.contributor.referee3: Alves, Carlos Roberto Brites
Resumo: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Existem diversos microorganismos que podem causa infecção em pacientes dialíticos. Um desses microorganismos é a bactéria Stenotrophomonas maltophilia, já consagrada na literatura como causadora de infecções em pacientes dialíticos nosocomiais. A Stenotrophomonas maltophilia tem a peculiaridade de produzir biofilme, fazendo sua remoção completa dos aparelhos e componentes de diálise muito mais complicada do que o convencional. Investigar e analisar surtos de infecção por Stenotrophomonas maltophilia em unidades de diálise é essencial para melhor compreender como ocorrem as infecções e melhor tratar tanto o paciente infectado como todo o sistema de diálise. OBJETIVO: Analisas as infecções por Stenotrophomonas maltophilia em pacientes dialíticos. MÉTODO: Foi realizada revisão sistemática de literatura, nas bases SCIELO, LILACS e PubMed. Utilizou-se os seguintes descritores: Diálise, Infecção e Stenotrophomonas maltophilia, além dos seus respectivos correspondentes em inglês. Incluíram-se estudos publicados desde do ano 2000, em inglês e português, incluindo estudo realizado em humanos. RESULTADOS: Foram analisados 12 artigos que descreviam e avaliavam infecções por Stenotrophomonas maltophilia em pacientes dialíticos, através de fatores como tipo de acesso para diálise e o caráter ambulatorial ou hospitalar e características dos pacientes. Dentre os artigos, 9 relataram infecção em pacientes que utilizava algum método de cateter, hemodiálise tradicional ou diálise peritoneal, com 3 artigos não definindo o método de acesso para diálise. Sobre o caráter hospitalar, 8 artigos descreveram infecções nessa modalidade de cuidado. Quanto à resistência a antimicrobianos, 3 artigos relatar cepas de S.maltophilia multirresistentes. A média de idade dos pacientes infectados foi menor que 50 em apenas 2 trabalhos, dentre os que foram possíveis avaliar essa variável. Fatores predisponentes para infecção analisados foram estomatite severa, diabetes, anemia, uso de ventilação mecânica e idade maior que 56 anos.
Abstract: Não disponível.
Palavras-chave: Stenotrophomonas maltophilia
Infecção
Diálise
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: Silva, Gabriel Lima Infecções causas por surtos de Stenotrophomonas maltophilia em pacientes dialíticos: Uma revisão sistemática/ Gabriel Lima Silva. (Salvador, Bahia): GL, Silva, 2018 VII + 27 p.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35895
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.