Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35892
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Revisão na literatura: efeitos da qualidade do sono na memória e no aprendizado de estudantes universitários
Other Titles: Review in the literature: effects of sleep quality on memory and learning of university students
metadata.dc.creator: Sarmento, Flávia Tais Cantalice
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Suzana Braga de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Suzana Braga de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Marcus Vinicius Borges
metadata.dc.contributor.referee3: Machado, Adelmir de Souza
metadata.dc.description.resumo: O sono é essencial para a consolidação das memórias, sendo dividido em diversas fases, cada fase possui diferentes funções diferentes. Os estudantes universitários não dormem a quantidade de horas recomendadas para adultos, apresentando baixa qualidade de sono, por conta da vida ativa que levam, das atividades inerentes a própria idade ou por compromissos acadêmicos. Objetivo principal: revisão sistemática de literatura para identificar os efeitos da qualidade do sono na memória, aprendizagem e rendimento acadêmico de estudantes universitários. Metodologia: trata-se de uma revisão sistemática da literatura sem metanálise, de estudos experimentais, que forneçam informações sobre a qualidade do sono e seu efeito na aprendizagem em estudantes universitários. Resultados: os estudantes da graduação de uma forma geral apresentam uma quantidade e qualidade de sono ruim. O sono é necessário para a melhoria do desempenho motor e cognitivo, de forma que nos estudos em que após uma noite de sono, houve melhora no desempenho acadêmico e nos testes realizados. Conclusão: a redução da duração e qualidade do sono ocasionadas pelas atividades pessoais ou relacionadas à faculdade, interferem nas atividades diurnas, dificultando a concentração e atenção, e consequentemente prejudicando o aprendizado e a consolidação de novas memórias.
Abstract: Sleep is essential for the consolidation os memories, being divided into several phases, each phase having different functions. University students do not sleep the amount of hours recommended for adults, presenting poor quality of sleep, due to the active life they lead, the activities inherent it their own age or by academic commitments. Main objective: systematic review of literature to identify the effects of sleep quality on memory, learning and academic achievement of university students. Methodology: this is a systematic review of the literature without meta-analysis, from experimental studies, which provide information about sleep quality and its effect on learning in university students. Results: graduation students in general have poor sleep quality and quantity. Sleep is necessary for improving motor and cognitive performance, so that in studies in which after a night’s sleep, there was improvement in academic performance and tests performance. Conclusion: the reduction of the duration and quality of sleep caused by personal or college-related activities interfere with daytime activities, making concentration and attention difficult, and consequently impairing the learning and consolidation of new memories.
Keywords: Sono REM
Aprendizado
Cognição
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35892
Issue Date: 28-Nov-2018
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.