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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35871
Tipo: Tese
Título: A transição do ensino secundário para o ensino superior: um estudo no contexto educacional moçambicano
Título(s) alternativo(s): The transition from secondary to higher education: a study in the mozambican educational context
Autor(es): Alage, Silva Jacob
Primeiro Orientador: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee1: Sampaio, Sônia Maria Rocha
metadata.dc.contributor.referee2: Mate, Geraldo Teodoro Ernesto
metadata.dc.contributor.referee3: Borja, Maria Eunice Limoeiro
metadata.dc.contributor.referee4: André, Sônia
metadata.dc.contributor.referee5: Carneiro, Ava da Silva Carvalho
Resumo: O ensino em Moçambique está estruturado em ciclos de aprendizagem. Durante os anos como funcionário público no Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), atuei em todos os subsistemas de ensino, tendo verificado em algum momento que os alunos do ensino secundário carecem de informações sobre o funcionamento do ensino superior, o que deu origem ao tema em alusão, com o objetivo de compreender o processo de transição de jovens do ensino secundário para o ensino superior público. Isso permitiu identificar e descrever as experiências de uma transição de grupos pertencentes a ambientes de aprendizagem diferentes, embora com objetivos similares, uns que inspiravam ingressar no ensino e outros já ingressos e enfrentavam desafios para se integrar no contexto da vida universitária. De uma forma geral, os dados empíricos evidenciaram a falta de diálogo entre os dois subsistemas de ensino. Este estudo de caso, de natureza exploratória, adotou o método qualitativo, com um paradigma interpretativo embasado no interacionismo simbólico e na teoria de afiliação (Coulon, 2008). Os dados foram produzidos através de entrevistas compreensivas, com 15 participantes, sete alunos do ensino secundário público (12ª classe) e oito estudantes do primeiro ano do ensino superior público. A partir da análise do discurso (Bakthin, 2007) e de conteúdo (Bardin, 2011), os resultados nos permitiu identificar pontos convergentes entre os participantes dos dois níveis de ensino e outros divergentes em relação a esse processo de transição relacionados às expectativas e fatores que os alunos do ensino secundário vivenciam e expectativas dos estudantes do primeiro ano, fatores que favorecem ou não a integração acadêmica e institucional. Esta tese de doutorado está vinculada ao grupo de pesquisa Observatório da Vida Estudantil (OVE) e tem como campo de investigação a Psicologia de Desenvolvimento e estudos sobre a juventude em países colonizados. Os resultados da pesquisa apontam a necessidade da criação de uma ponte entre os dois níveis de ensino para facilitar a transição e estabelecer a comunicação entre as instituições públicas de ensino secundário e superior; de criar políticas de acolhimento para os estudantes recém inscritos no ensino superior; reverter o cenário da ineficiência de políticas de estado em prover educação de qualidade para todos e; influenciar e implementar práticas eficazes que envolvam todos os atores que atuam nesse contexto em Moçambique.
Abstract: Education in Mozambique in structured in learning cycles, education in the form of a spiral. During the years as a civil servant in the Ministry of Education and Human Development (MINEDH), I have worked in all the education subsystems, having verified at some point that secondary school pupils lack information about the functioning of higher education, which gave rise to the theme in allusion, with the aim of understanding the process of transition of young people from secondary education to public higher education. This made it possible to identify and describe the experiences of a transition of groups belonging to different learning environments, although with similar goals, some who were inspiring to enter education and others already entered and faced challenges to integrate into the context of university life. Overall, the empirical data highlighted the lack of dialogue between the two education subsystems. This case study, exploratory in nature, adopted the qualitative method, with an interpretative paradigm grounded in symbolic interactionism and affiliation theory (Coulon, 2008). Data were produced through comprehensive interviews with 15 participants, seven public secondary school students (grade 12) and eight first-year public higher education students. From the discourse analysis (Bakthin, 2007) and content analysis (Bardin, 2011), the results allowed us to identify convergent points between the participants of the two levels of education and other divergent points regarding this transition process related to the expectations and factors that secondary school students experience and expectations of first year students, factors that favor or not the academic and institutional integration. This doctoral thesis is linked to the research group Observatory of Student Life (OVE) and its field is Developmental Psychology and studies on youth of colonized countries. The results of the research point to the need to create a bridge between the two levels of education in order to facilitate the transition and to establish communication between public secondary and higher education institutions; to create welcoming policies for students recently enrolled in higher education; to reverse the scenario of inefficient state policies in providing quality education for all and; to influence and implement effective practices that involve all the actors that act in this context in Mozambique.
Palavras-chave: Transição
Expectativas acadêmicas
Ensino secundário
Ensino superior
Moçambique
CNPq: CNPQ:CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Psicologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35871
Data do documento: 27-Jul-2022
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