Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35856
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Potenciais terapêuticos da Cannabis sativa no tratamento da doença de Parkinson: uma revisão da literatura
Autor(es): Boulhosa, João Pedro Lopes
Primeiro Orientador: Souza, Suzana Braga de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Suzana Braga de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira Filho, Jamary
metadata.dc.contributor.referee3: Amaral, Victor Diógenes do
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo, que incide principalmente sobre a população idosa, cursando com sintomas motores como bradicinesia, tremor de repouso, rigidez muscular e alteração de marcha, além de outros sintomas não motores. Apesar dos esforços empreendidos pela comunidade científica em pesquisas para o desenvolvimento de um tratamento que ao menos reduza a progressão da doença, as drogas atualmente disponíveis são estritamente sintomáticas e, a longo prazo, geram efeitos colaterais significativos, que comprometem a qualidade de vida dos pacientes. Ultimamente novas linhas de pesquisa têm apontado a Cannabis sativa como uma importante possibilidade terapêutica, explorando seu potencial no tratamento de alguns sintomas da DP, com resultados surpreendentes. A droga, que é amplamente conhecida e consumida para fins recreativos, tem recebido uma atenção especial por parte da comunidade científica nos últimos anos, por seu potencial terapêutico no tratamento de diversas doenças neurodegenerativas. O presente estudo busca reunir os resultados de trabalhos científicos sobre a viabilidade de esquemas terapêuticos à base de Cannabis no tratamento dos sintomas da Doença de Parkinson. Para tanto será realizada uma revisão de literatura de artigos científicos selecionados nas bases de dados PubMed e Scielo.
Abstract: Não disponível.
Palavras-chave: Doença Parkinson
Canabinóides
Tratamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: Boulhosa, Joao Pedro Lopes Potenciais terapêuticos da Cannabis sativa no tratamento da Doença de Parkinson / Joao Pedro Lopes Boulhosa (Salvador, Bahia): JPL, Boulhosa, 2014
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35856
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.