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Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35804
Tipo: Dissertação
Título: Cantos de esperança: educação musical com encarcerados
Autor(es): Mendes, Cláudio
Primeiro Orientador: Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar
metadata.dc.contributor.referee2: Candusso, Flavia Maria Chiara
metadata.dc.contributor.referee3: Santana, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira de
Resumo: Ao observar o fazer musical entre alunos da unidade de ensino prisional, do anexo III do Colégio Estadual Paulo VI, em Feira de Santana-BA, nota-se que este convívio revela valores e gera um ciclo de produção musical. Este é um trabalho que consta de três partes: memorial, artigo e relatórios das práticas supervisionadas da pesquisa, conforme as normas do PPGPROM da UFBA. No memorial abordarei sobre a origem e trajetória desse projeto, enquanto no artigo abordarei a importância da educação musical com encarcerados e seus efeitos. Os relatórios se referem às atividades realizadas ao longo do processo. Este estudo baseia-se em fundamentos de Pereira (2011), MacDonald (2012), Cohen (2007), onde serão enfocados alguns aspectos da pedagogia social em favor da música. Estima-se um estudo de caso entre esse trabalho norte-americano (Oakdale Community Choir) e o processo de vivências musicais com encarcerados através do canto coletivo, no Conjunto Penal de Feira de Santana-BA, junto a um grupo de detentos enquanto alunos da educação básica. Essa experiência permitiu aprofundar algumas reflexões sobre educação musical e o uso do canto coletivo como ferramenta utilizada no processo de ressocialização, nas temáticas presentes no artigo, como também nas práticas pessoais e profissionais.
Abstract: While observing the musical activity among the students of the prison teaching unit, in the Annex III of the Colégio Estadual Paulo VI, in Feira de Santana-BA, it is noticed that this interaction reveals values and generates a cycle of musical production. This is a work that consists of three parts: memorial, article and research reports, according to UFBA's PPGPROM rules. In the memorial, I will explain about the origin and the trajectory of this project, while in the article, I will focus on the importance of musical education with prisoners and its effects. Then, the reports will relate to the activities carried out throughout the process. This study is based on the fundamentals of Pereira (2011), MacDonald (2012), and Cohen (2007). Some aspects of social pedagogy in favor of music will be addressed. A case study is estimated between this North American work (Oakdale Community Choir) and the process of musical experiences with prisoners through collective singing, in the Penal Settlement of Feira de Santana-BA, in a group of inmates as students of basic education. This experience allowed me to deepen some reflections on music education and the use of collective singing as a tool in the process of re-socialization, in the themes present in the article, as well as in personal and professional practices.
Palavras-chave: EDUCAÇÃO MUSICAL, CARCERE, CANTO COLETIVO RESSOCIALIZAÇÃO;
CNPq: DIREITOS HUMANOS; EDUCAÇÃO MUSICAL; MUSICOTERAPIA; MÚSICA E BEM ESTAR; EDUCAÇÃO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35804
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGPROM)

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