Tipo: | Dissertação |
Título: | Cantos de esperança: educação musical com encarcerados |
Autor(es): | Mendes, Cláudio |
Primeiro Orientador: | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee1: | Scebba, Beatriz Alessio de Aguiar |
metadata.dc.contributor.referee2: | Candusso, Flavia Maria Chiara |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santana, Rosa Eugenia Vilas Boas Moreira de |
Resumo: | Ao observar o fazer musical entre alunos da unidade de ensino prisional, do anexo
III do Colégio Estadual Paulo VI, em Feira de Santana-BA, nota-se que este convívio
revela valores e gera um ciclo de produção musical. Este é um trabalho que consta
de três partes: memorial, artigo e relatórios das práticas supervisionadas da
pesquisa, conforme as normas do PPGPROM da UFBA. No memorial abordarei
sobre a origem e trajetória desse projeto, enquanto no artigo abordarei a importância
da educação musical com encarcerados e seus efeitos. Os relatórios se referem às
atividades realizadas ao longo do processo. Este estudo baseia-se em fundamentos
de Pereira (2011), MacDonald (2012), Cohen (2007), onde serão enfocados alguns
aspectos da pedagogia social em favor da música. Estima-se um estudo de caso
entre esse trabalho norte-americano (Oakdale Community Choir) e o processo de
vivências musicais com encarcerados através do canto coletivo, no Conjunto Penal
de Feira de Santana-BA, junto a um grupo de detentos enquanto alunos da
educação básica. Essa experiência permitiu aprofundar algumas reflexões sobre
educação musical e o uso do canto coletivo como ferramenta utilizada no processo
de ressocialização, nas temáticas presentes no artigo, como também nas práticas
pessoais e profissionais. |
Abstract: | While observing the musical activity among the students of the prison teaching unit,
in the Annex III of the Colégio Estadual Paulo VI, in Feira de Santana-BA, it is
noticed that this interaction reveals values and generates a cycle of musical
production. This is a work that consists of three parts: memorial, article and research
reports, according to UFBA's PPGPROM rules. In the memorial, I will explain about
the origin and the trajectory of this project, while in the article, I will focus on the
importance of musical education with prisoners and its effects. Then, the reports will
relate to the activities carried out throughout the process. This study is based on the
fundamentals of Pereira (2011), MacDonald (2012), and Cohen (2007). Some
aspects of social pedagogy in favor of music will be addressed. A case study is
estimated between this North American work (Oakdale Community Choir) and the
process of musical experiences with prisoners through collective singing, in the Penal
Settlement of Feira de Santana-BA, in a group of inmates as students of basic
education. This experience allowed me to deepen some reflections on music
education and the use of collective singing as a tool in the process of re-socialization,
in the themes present in the article, as well as in personal and professional practices. |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO MUSICAL, CARCERE, CANTO COLETIVO RESSOCIALIZAÇÃO; |
CNPq: | DIREITOS HUMANOS; EDUCAÇÃO MUSICAL; MUSICOTERAPIA; MÚSICA E BEM ESTAR; EDUCAÇÃO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35804 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGPROM)
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