Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35803
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores de risco para ulceração em pés de portadores de diabetes mellitus: revisão sistemática de literatura
Autor(es): Silva, Aline Pereira de Cerqueira e
Primeiro Orientador: Lopes, Cícero Fidelis
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Cícero Fidelis
metadata.dc.contributor.referee2: Cueva, Clotario Neptali Carrasco
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Júnior, Joaquim Custódio da
Resumo: FATORES DE RISCO PARA ULCERAÇÃO EM PÉS DE PORTADORES DE DIABETES MELLITUS: UMA REVISÃO NA LITERATURA. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: Atualmente, observa-se um crescente aumento na morbidade e mortalidade associadas ao DM, refletindo seu impacto epidemiológico no Brasil e no mundo, firmando-se como um importante problema de saúde pública. Dentre as complicações do DM no curso de sua história natural pode-se citar a retinopatia diabética, a insuficiência renal terminal e as úlceras do pé diabético cujo potencial de evoluir com amputação de extremidades inferiores coloca esta situação clínica como a principal causa de amputação não traumática de membro inferior no país. Diante disso, a prevenção da ulceração do pé diabético através do reconhecimento de fatores riscos se apresenta como importante estratégia para modificar este cenário.OBJETIVOS: Esse estudo tem como objetivo, realizar uma revisão sistemática na literatura para analisar os fatores de risco para ulceração, associados a idade, escolaridade, sexo e tempo de DM. METÓDOS: Foi realizada uma revisão sistemática na literatura, sem metanálise, em língua inglesa e portuguesa, nas bases de dados: PubMed e SCIELO.Utilizou-se os descritores: Ulceration and Diabetic Foot and Diabetes Mellitus and Prevention. Incluíram-se estudos publicados em inglês, entre 2007 e 2017, disponíveis em texto completo. RESULTADOS: Foram selecionados 14 artigos que mostraram associação entre o sexo masculino e o risco de ulceração em pés. A faixa etária observada que apresentou maior risco para ulceração foi de 60 a 70 anos, com uma média de tempo de 10 anos de diabetes mellitus. Em todos os artigos analisados, os pacientes possuíam ensino fundamental incompleto. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi amplamente posta em evidência a associação entre o sexo, a idade e o tempo de diabetes mellitus com o surgimento de úlcera em pés. Notou-se a relação entre condições socioeconômicas e escolaridade com o risco para ulceração. Palavras chaves: 1. ulceração; 2. diabetes mellitus; 3. pé diabético; 4. prevenção.
Abstract: Não disponível.
Palavras-chave: Ulceração
Diabetes mellitus
Pé diabético
Prevenção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: Cerqueira e Silva, Aline Pereira Fatores de risco para ulceração em pés de portadores de diabetes mellitus/Aline Pereira de Cerqueira e Silva. (Salvador, Bahia): AP, Cerqueira e Silva , 2018.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35803
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.