Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35793
Tipo: Dissertação
Título: Data comics: narrativa em quadrinhos para visualização de dados no jornalismo
Título(s) alternativo(s): Data comics: Comics for data visualization in journalism
Autor(es): Huf, Natália
Primeiro Orientador: Lemos, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Lemos, André Luiz Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Barbosa, Suzana Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Teixeira, Tattiana Gonçalves
Resumo: Desde as últimas décadas do século XIX, jornais dedicam, diária ou semanalmente, um espaço de suas páginas às histórias em quadrinhos. Diferentes formatos já apareceram em periódicos do mundo todo, sendo o mais comum deles a tira, presente nos maiores jornais brasileiros até hoje. Nos anos 1990, porém, repórteres começaram a fazer uso da linguagem dos quadrinhos, também conhecida como arte sequencial (EISNER, 1989), para contar as histórias das notícias. O precursor do gênero “jornalismo em quadrinhos” é o repórter maltês Joe Sacco, autor de livros-reportagem como Palestina (1993) e Notas sobre Gaza (2010). Mais recentemente, pesquisadores vêm sugerindo a possibilidade de se utilizar a linguagem dos quadrinhos também para a visualização de dados, sob o nome de data comics: um modo visual de contar histórias, baseado em imagens sequenciais que consistem de representações visuais guiadas por dados (BACH et al., 2017; ZHAO, 2019). Assim como o jornalismo em quadrinhos ganhou novos autores e leitores e vem sendo objeto de experiências jornalísticas desde que surgiu, data comics já foram produzidos por jornais como o britânico The Guardian. A pesquisa realizada tem como objetivo definir e propor características para data comics jornalísticos. Para tanto, foram analisados 32 exemplos de data comics disponibilizados no site Data Comic, oriundos da curadoria realizada por pesquisadoras das universidades de Edimburgo, Harvard, Calgary e também da Microsoft Research. Com base na metodologia para estudos de comunicação, mediação e cibercultura (LEMOS, 2020a) e na literatura sobre visualização de dados, quadrinhos e jornalismo de dados, foram definidas categorias de análise para os aspectos relacionados ao “data” (elementos de visualização de dados e elementos de identificação) e também ao “comic” (elementos gráficos e elementos estruturais dos quadrinhos). A partir da definição das categorias, foram propostos critérios para identificar o que é um data comic jornalístico. Este deve conter ao menos um elemento de visualização de dados, um elemento da linguagem dos quadrinhos e dois elementos de identificação, sendo eles a autoria e a fonte dos dados, para que a informação ali contida possa ser verificada e auditada.
Abstract: Since the last decades of the 19th century, newspapers have dedicated, daily or weekly, a space of their pages to comic strips. Different formats have appeared in publications all over the world, the most common of which is the comic strip, present in the largest Brazilian newspapers to date. In the 1990s, however, reporters began to use the language of comics, also known as sequential art (EISNER, 1989), to tell the news reports. The forerunner of the “comic journalism” genre is Maltese reporter Joe Sacco, author of reporting books like Palestine (1993) and Notes on Gaza (2010). More recently, researchers have suggested the possibility of using the language of comics also for data visualization, under the name of data comics: a visual way of storytelling, based on sequential images that consist of visual representations guided by data (BACH et al., 2017; ZHAO, 2019). Just as comic journalism has gained new authors and readers and has been the subject of journalistic experiences since it appeared, data comics have already been produced by newspapers like the British newspaper The Guardian, and the research aims to define and propose characteristics for journalistic data comics. To this end, 32 examples of data comics made available on the Data Comic website were analyzed, coming from the curatorship carried out by researchers from the universities of Edinburgh, Harvard, Calgary and also from Microsoft Research. Based on the methodology for studies of communication, mediation and cyberculture (LEMOS, 2020a) and on the literature on data visualization, comics and data journalism, analysis categories were defined for aspects related to “data” (elements of data visualization) and identification elements) and also to the “comic” (graphic elements and structural elements of the comics). From the definition of the categories, criteria were proposed to identify what is a journalistic data comic, which must contain at least one element of data visualization, an element of the language of the comics and two elements of identification, being the authorship and the data source, so that the information contained therein can be verified and audited.
Palavras-chave: Data Comics
Visualização de dados
Jornalismo
História em quadrinhos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Citação: HUF, Natália. Data comics: Narrativa em quadrinhos para visualização de dados no jornalismo. 2021. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35793
Data do documento: 31-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (POSCOM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Natália Huf.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.