Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35780
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Fatores preditivos do ganho de CD4 em pacientes infectados pelo HIV após início da terapia antirretroviral
Autor(es): Nascimento, Ailida Dias Cheles
Primeiro Orientador: Alves, Carlos Roberto Brites
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Carlos Roberto Brites
metadata.dc.contributor.referee2: Kusterer, Liliane Elze Falcão Lins
metadata.dc.contributor.referee3: Arruda, Maria da Gloria Bomfim
Resumo: Introdução: O vírus da imunodeficiência humana (HIV), causador da AIDS, ataca o sistema imunitário humano, Como consequência, ocorre depleção progressiva de células CD4 que tem a função de coordenar a resposta imune a infecções. A contagem de células CD4 e CD8 é utilizada para acompanhamento da evolução da doença ou da resposta ao tratamento. Pacientes com infecções pelo HIV geralmente tem uma relação CD4/CD8 invertida, em razão da estimulação crônica do sistema imune, para combater a infecção. O tratamento antirretroviral (TARV) eleva e melhora a sobrevida dos pacientes infectados, a adesão ao medicamento é de extrema importância para supressão da carga viral. Com o TARV, potencialmente teremos a normalização das proporções invertidas de células CD4 para CD8, apresentando redução nas células efetoras citotóxicas e, possivelmente, a expansão do componente das células T CD4 + reguladoras. Objetivo: Avaliar a evolução e fatores preditivos do ganho de CD4 em pacientes infectados pelo HIV com início da terapia antirretroviral a partir de 2011. Metodologia: Trate-se de uma coorte retrospectiva longitudinal realizado a partir do banco de dados do SISCEL, SICLOM E AGHU de pacientes infectados pelo HIV a partir de 2011, considerando a contagem de CD4 pré-tratamento, em comparação com os níveis observados após anos de terapia. Avaliamos a frequência imune de acordo o padrão, para RA(CD4+>500, R>1), RP(CD4+>500, R<1), RI (CD4+<500, R<1). Dividimos o esquema TARV em quatro Classes (ITRN+ITRNN), (ITRN+IP), (ITRN+IP), (ITRN+II), que foram classificados de acordo a resposta terapêutica. Resultados: Foram avaliados 463 pacientes (RA 124, RP 221, RP 118) 70% do sexo masculino, média de Supressão de 4 anos, CD4- RA (947) RP (780) RI (374) (P=0,6), relação CD4/8- RA (1,4) RP (0,83) RI (0,44) (P=0,0), mulheres mais propensas a atingir RA e RP e o esquema 2ITRN+IP foi considerado como melhor resposta terapêutica com uma média CD4 de 950 células, sem nenhum registro de RI. Conclusão: Os fatores associados a um sucesso virológica são CV mais baixa, CD4 mais alto e maior tempo de supressão virológica -TARV. A contagem baixa de CD4 ou relação CD4/8, prediz RI, a melhor resposta terapêutica foi com o esquema de duas drogas da classe ITRN e uma droga da classe IP, nenhum paciente fazendo o uso desse esquema apresentou RI, sendo as mulheres mais favoráveis a atingir restauração imunológica do que os homens e um maior tempo se supressão virológica.
Abstract: Não disponível.
Palavras-chave: Linfocitos T CD4 positivo
Relação T4-T8
Sorologia da AIDS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Medicina da Bahia
Citação: Fatores preditivos do ganho de CD4 em pacientes infectados pelo HIV após início da terapia antirretroviral / Ailida Dias Cheles Nascimento. (Salvador, Bahia): ADC, Nascimento, 2018A
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35780
Data do documento: 28-Nov-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Medicina (Faculdade de Medicina)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.