Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35741
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento territorial: um olhar transformador sobre o Bairro da Paz
Autor(es): Dantas, Idimara Maria Paes
Primeiro Orientador: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
metadata.dc.contributor.referee2: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee3: Lages, Vinícius Nobre
Resumo: Trata-se de uma dissertação projeto sobre um território em Salvador, Bahia, Brasil, que se originou como a Invasão Malvinas e se tornou o Bairro da Paz. Toda a trajetória desse bairro é marcada pela luta de sua comunidade em prol da manutenção da moradia e da melhoria de qualidade de vida dos moradores, e também marcada por sua identidade simbolizada por uma bandeira. O objetivo geral dessa dissertação-projeto é contribuir para o desenvolvimento do Bairro da Paz, o que se desdobra nos seguintes objetivos específicos: compreender o desenvolvimento do Bairro da Paz; planejar ações que contribuam para o desenvolvimento do Bairro da Paz; e implementar ações que contribuam para o desenvolvimento do Bairro da Paz. Para o cumprimento desses objetivos, utiliza-se o método de pesquisa-ação por articular a investigação e a intervenção social no contexto da prática no território do Bairro da Paz, e por valorizar as competências e sabedorias dos sujeitos envolvidos no estudo. A pesquisa ação baseou-se em um referencial teórico sobre território e desenvolvimento territorial, e em experiências de desenvolvimento territorial em Portugal e no Brasil. O principal objeto de pesquisa e também a principal ação foi o Evento Bairro da Paz Veste Moda. A pesquisa foi realizada com base em observação e na realização de entrevistas com lideranças e parceiros envolvidos no processo de organização e realização do evento. A ação foi planejada e implementada como um processo coletivo e amplamente participativo. O Evento Bairro da Paz Veste Moda foi avaliado positivamente como uma ação que contribuiu para o desenvolvimento do Bairro da Paz. Na perspectiva de continuar contribuindo para o desenvolvimento do Bairro da Paz propõe-se, como forma inovadora de gestão territorial, uma governança autônoma baseada na formalização do Conselho de Moradores.
Abstract: This dissertation project talks about a territory in Salvador, Bahia, Brazil, which was created as Invasão Malvinas and became Bairro da Paz. All the trajectory of this neighborhood is marked by the fight of its community looking for the maintenance of their own houses and better living quality for their neighbors. It is also marked by their own identity, symbolized by a flag.The main objective of this dissertation-project is to contribute for the development of Bairro da Paz, which unfolds in the following specific objectives: comprehend the development of Bairro da Paz, plan actions that contribute for its development and implement them.To attain these ends, it is used the methodology of research-action for articulating investigation and social intervention in the context of practice at this specific territory, and also to value the skills and wisdom of the subjects involved in the study.The research action was based on a theoretical reference about the territory and territorial development, and experiences of territorial development in Portugal and Brazil. The main object of this research and also the main action was the event Bairro da Paz veste moda. The survey was conducted based on observation and interviews with leaders and partners involved in organizing and conducting of the event. The action was planned and implemented as a collective process and broadly participatory. The event Bairro da Paz Veste Moda was evaluated positively as an action that contributed to the development of the neighborhood.With the prospect of continuing to contribute to the development of the Bairro da Paz is proposed as an innovative territorial management, which is an autonomous governance based in the formalization of the Conselho de Moradores.
Palavras-chave: Pesquisa ação
Território
Desenvolvimento territorial
CNPq: CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35741
Data do documento: 23-Set-2011
Aparece nas coleções:Dissertação (PDGS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.