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Tipo: Dissertação
Título: Aprendizagem individual de competências, suportes organizacionais e engajamento com o trabalho: um estudo entre os docentes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)
Título(s) alternativo(s): Learning individual skills, organizational supports and engagement with work: a study among professors at the Federal Institute in the North of Minas Gerais (IFNMG).
Autor(es): Lemos, Patrícia Cardoso e
Primeiro Orientador: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Gustavo Henrique Souza e
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Gustavo Henrique Souza e
metadata.dc.contributor.referee3: Leopoldino, Claudio Bezerra
Resumo: Diversos fatores relacionados à transformações sociais, políticas, ambientais e econômicas, além de avanços tecnológicos e rapidez das informações, reforçam a necessidade de capacitação e qualificação dos trabalhadores das esferas públicas e privadas, visando preparação para possíveis mudanças de cenário no mundo do trabalho. A deflagração da pandemia da COVID-19 pela organização da Saúde em 11 de março de 2020 magnifica este cenário de mudanças e de desafios a serem enfrentados. Diante desse contexto e devido à escassez de estudos de avaliação dos servidores públicos da carreira docente para além daqueles que avaliam suas práticas dedicadas aos discentes, este estudo objetiva verificar o poder preditivo da aprendizagem individual de competências (AI) e dos suportes organizacionais à aprendizagem (SOA) e a transferência de aprendizagem (SOT) no engajamento com o trabalho (ET) dos docentes do IFNMG, avaliando as relações subjacentes entre os constructos no contexto da Administração Pública. Nesta dissertação, buscam-se respostas à seguinte pergunta: qual o poder preditivo da aprendizagem individual de competências e dos suportes organizacionais à aprendizagem e a transferência de aprendizagem no engajamento com o trabalho? O contexto específico da prática é o IFNMG. Trata-se de um estudo ex-post-facto, de coorte transversal e caráter inferencial exploratório, dentro de uma abordagem quantitativa e qualitativa de coleta e análise de dados. Os sujeitos desse estudo são servidores efetivos do IFNMG da carreira docente. A análise documental temática fornece os elementos para caracterizar a organização, assim como seus marcos regulatórios. Para a coleta de dados quantitativos são utilizadas quatro escalas, que já apresentam evidências de validação em empresas e instituições de ensino no Brasil. As análises de correlação entre as variáveis em conjunto com o teste das hipóteses evidenciam que as aprendizagens em Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Competências Gerais se influenciam entre si, o que ressalta a importância do fomento à aquisição de aprendizagem, cujo efeito pode ocorrer em cadeia. Verifica-se que na percepção dos docentes, houve nos últimos dois anos aquisição ou aperfeiçoamento de competências relacionadas ao Ensino e de Competências Gerais comparativamente às competências referentes à Pesquisa, Extensão e Gestão. Verifica-se ainda que tanto a aquisição de Competências em Gestão e a aquisição de Competências Gerais quanto os suportes organizacionais à aprendizagem e à transferência de aprendizagem surtem efeito no engajamento dos docentes com o trabalho. Nota-se que os docentes percebem a existência de SOA em grau de intensidade médio e SOT em grau de intensidade de baixo a médio. Por outro lado, seguindo as normas de interpretação dos instrumentos utilizados, o nível de ET foi indicado com tendência a ser considerado bom (M=4,56). Identifica-se, por meio da regressão linear múltipla, que a aquisição de competências gerais por parte dos docentes e a percepção de que a instituição oferece suporte à transferência ou à aplicação no trabalho dessas competências exercem poder preditivo no engajamento dos docentes com o trabalho.
Abstract: Several factors related to social, political, environmental and economic transformations, in addition to technological advances and speed of information, reinforce the need for training and qualification of workers in the public and private spheres, aiming to prepare for possible changing scenarios in the world of work. The outbreak of the COVID-19 pandemic by Health organization on March 11, 2020 magnifies this scenario of changes and challenges to be faced. In this context and due to the scarcity of studies evaluating the public servants of the teaching career in addition to those who evaluate their practices dedicated to students, this study aims to verify the predictive power of individual learning of competences (AI) and organizational support for learning (SOA) and the transfer of learning (SOT) in the engagement with work (ET) of the IFNMG professors, evaluating the underlying relationships between constructs in the context of Public Administration. In this dissertation, answers are sought to the following question: what is the predictive power of individual learning of competences and organizational supports for learning and the transfer of learning in the engagement with work? The specific context of practice is the IFNMG. This is a study ex post-facto, with a transversal cohort and exploratory inferential character, within an approach quantitative and qualitative data collection and analysis. The subjects of this study are servants. IFNMG staff of the teaching career. Thematic document analysis provides the elements for characterize the organization, as well as its regulatory frameworks. For data collection Four scales are used, which already show validation evidence in companies and educational institutions in Brazil. Correlation analyzes between variables together with the test of hypotheses show that learning in Teaching, Research, Extension, Management and General competences influence each other, which highlights the importance of fostering acquisition of learning, the effect of which can occur in a chain.It appears that in the perception of teachers, there has been in the last two years the acquisition or improvement of skills related to teaching and General Skills compared to skills related to Research, Extension and Management. It is also verified that both the acquisition of Management Skills and the acquisition of General competences regarding organizational support for learning and transfer of learning have an effect on the engagement of teachers with work. It is noted that the teachers perceive the existence of SOA in a medium degree of intensity and SOT in a degree of intensity of low to medium. On the other hand, following the rules of interpretation of the instruments used, the ET level was indicated with a tendency to be considered good (M=4.56). It identifies itself, through the multiple linear regression, that the acquisition of general skills by teachers and perception that the institution supports the transfer or application in the work of these competences exert predictive power in the engagement of teachers with work.
Palavras-chave: Aprendizagem individual de competências
Suporte à aprendizagem
Suporte à transferência de aprendizagem
Engajamento com o trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35738
Data do documento: 15-Set-2021
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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