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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Relevância e impacto social da pesquisa em Administração: o que pensam os pesquisadores do Núcleo de Pós-graduação em Administração?
Other Titles: Relevance and social impact of research in Administration: what do researchers at the “Nucleo de Pos-Graduação em Administração” (NPGA) think?
metadata.dc.creator: Serra, Clara Valente
metadata.dc.contributor.advisor1: Tude, João Martins
metadata.dc.contributor.referee1: Tude, João Martins
metadata.dc.contributor.referee2: Franca Filho, Genauto Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee3: Gomes, Paulo Alberto Paes
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, do tipo exploratória, objetiva investigar como os pesquisadores de Administração do Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) compreendem a relevância e o impacto de suas atividades de pesquisa para a sociedade. Para tanto, busca-se mapear de que forma os temas estão presentes dada a sua relevância no cenário baiano e nordestino, quais as interpretações dos pesquisadores acerca do papel social da universidade no contexto brasileiro e seus entendimentos sobre os conceitos de relevância e impacto da pesquisa, além de como acreditam que sua atuação profissional impacta a sociedade na qual estão inseridos. Tal investigação, contextualiza-se dentro do debate sobre do papel da ciência e da universidade enquanto agentes transformadores sociais e tem como premissas a existência de um movimento de incentivo para que a produção do conhecimento tenha mais impacto na sociedade e a própria polissemia do conceito de Impacto Social da pesquisa, uma vez que este pode ser visto por meio de distintos olhares onto-epistemológicos. Durante a problematização, apresenta-se um apanhado histórico sobre a produção do conhecimento universitário e os desafios extras enfrentados pela Ciência da Administração, a inerente lacuna entre o mundo acadêmico e o profissional , e apresenta-se o fenômeno do produtivismo como possível antagonista ao processo de ampliação do impacto e relevância da pesquisa em Administração. A partir deste contexto, enfoca-se historicamente de forma mais detalhada os conceitos de “Relevância” e “Impacto social” da pesquisa e seus desafios de mensuração. Para atingir os objetivos pretendidos, realiza-se uma análise de documentos relevantes para mapear de que forma estes temas estão presentes nas diretrizes promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além da realização de entrevistas em profundidade com pesquisadores do NPGA para entender como enxergam a relevância e o impacto social. Como estratégia de análise e interpretação dos dados coletados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Por fim, apresentam-se as considerações finais de modo a esclarecer possíveis caminhos a serem percorridos na forma de um plano de ação. É possível verificar, neste estudo, avanços no que tangem: à conceituação acerca da relevância da pesquisa, à problematização do fenômeno do produtivismo, e, por fim, foram feitos importantes direcionamentos no que diz respeito ao papel dos acadêmicos, seus núcleos de pesquisa e à própria universidade pública em si, enquanto instituição democrática de resistência, força motriz transformadora do pensamento.
Abstract: The main goal of this exploratory research is to investigate how the teachers of the Post-Graduation Department in Administration (NPGA) of the Federal University of Bahia comprehend the relevance and impact of their research activities to the Society. Therefore, we seek to map how these themes are present, given the relevance of the program in the national scenario, what are the researchers' interpretations of the social role of the university in the Brazilian context and their understanding of the concepts of relevance and impact of research, as well as how they believe that their professional performance impacts the society in which they are inserted. This investigation is contextualized within the debate about the role of science and the university as social transforming agents and is based on the existence of an incentive movement so that the production of knowledge would have more impact on society and the polysemy of the concept of Social impact of the research, as it can be seen through different ontoepistemological perspectives. During the problematization, a historical overview of the production of university knowledge and the extra challenges faced by the Science of Administration, the inherent gap between the academic and professional world is presented, in addition to the phenomenon of productivism as a possible antagonist to the process of expansion of the impact and relevance of research in Administration. From this context, historically, the concepts of “Relevance” and “Social impact” of the research and their measurement challenges are focused in a more detailed way. To achieve the intended objectives, an analysis of relevant documents is carried out to map how the subjects of relevance and social impact are present in the guidelines promoted by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), in addition to conducting interviews with researchers from NPGA to understand how they see these issues. As a strategy for analyzing and interpreting the data collected, Content Analysis was used. In the end, the final considerations are presented in order to clarify possible paths to be followed in the form of an action plan. It is possible to verify, in this study, advances regarding: the conceptualization about the relevance of the research, the problematization of the phenomenon of productivism, and, finally, important directions were made regarding the role of academics, their research centers and to the public university itself, as a democratic institution of resistance, a transforming driving force of thought.
Keywords: Relevância
Impacto social
Pesquisa em administração
Produtivismo
Produção de conhecimento
Papel da universidade
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35693
Issue Date: 29-Oct-2021
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