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metadata.dc.type: Tese
Title: O GNT faz o seu gênero? Uma abordagem cultural do gênero televisivo e de suas relações com identidades de gênero
metadata.dc.creator: Pirajá, Tess Chamusca
metadata.dc.contributor.advisor1: GUTMANN, Juliana Freire
metadata.dc.contributor.referee1: Gomes, Itania Maria Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Leal, Bruno Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Holzbach, Ariane
metadata.dc.contributor.referee4: Maia, Jussara Peixoto
metadata.dc.contributor.referee5: Gutmann, Juliana Freire
metadata.dc.description.resumo: Esta tese investiga as transformações históricas na identidade de marca do canal nacional de TV paga GNT em sua trajetória de apropriação de valores vinculados às identidades de gênero. Numa ênfase ao seu caráter de prática cultural, a identidade de marca é concebida como resultado de um complexo jogo de interação entre múltiplos discursos e práticas que articula os campos da produção e da recepção em contextos políticos, econômicos e culturais específicos. Para a execução de uma análise fundamentada nessa concepção, a tese aposta em uma articulação entre os conceitos de modos de endereçamento, interpretado como estilo próprio de produzir televisão e prática de subjetivação, gênero televisivo, identidades de gênero e mapa das mediações elaborado por Jesús Martín-Barbero. A análise é conduzida a partir de uma trama de programas do GNT, escolhidos por conta das interlocuções e tensões que expressam entre gêneros televisivos e identidades de gênero. São eles: Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda e Tempero de Família. Porém, o estudo se debruça sobre um corpus mais amplo que inclui, além dos programas citados, outras produções que orbitam e se relacionam com essa trama, como vinhetas, campanhas e matérias publicadas no site institucional do GNT, depoimentos da equipe gestora do canal e realizadores dos programas coletados em matérias jornalísticas e avaliações presentes em críticas televisivas. Tendo em conta que o canal tem um longo percurso de atuação no país, foram elencados eixos temporais que contribuem para a investigação da questão da pesquisa: os anos de 2002/2003, 2010/2011, 2015 e 2017. Inspirado em autores que têm refletido sobre a historicidade dos processos comunicacionais, os períodos são analisados a partir da ênfase na dimensão processual e histórica da construção da identidade de marca do GNT. Os resultados da pesquisa apontam que se reportar a um universo feminino se traduziu em uma televisão de intimidade, que se expressa nos cenários, nas formas de conversação, na escolha do elenco e nos temas discutidos, e ao mesmo tempo em uma referência a um contexto urbano, dinâmico e cosmopolita. São valores que se destacam no canal ao longo do período analisado a família, a beleza, o trabalho, a independência financeira e, mais recentemente, a diversidade e o ativismo.
Abstract: This doctoral thesis investigates the structural changes in the brand identity of the Brazilian pay-TV GNT in its path of appropriation of values linked to gender identities. With an emphasis on its cultural practice aspect, brand identity is conceived as the result of a complex play of interaction between many discourses and practices that unites both the fields of production and reception in specific political, economic and cultural contexts. Based on this conception, this work wagers on articulation between the notions of modes of address— regarded as a specific style of producing for television and practice of subjectfication— television genre, gender identities and the map of mediations proposed by Jesús MartínBarbero. The analysis parts from an intertwined set of TV shows on GNT (Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda, and Tempero de Família), chosen due to the interlocutions and tensions they express between television genres and gender identities. However, in addition to the TV shows, the study focuses on a broader corpus that includes other productions circling around and relating to this set of shows, vignettes, advertising campaigns and articles published on the GNT institutional website, testimonials given by the management team of the channel and TV show producers in journalistic reports, and television reviews. Considering the channel has had a vast course of action in Brazil, year ranges that contribute to the investigation of the research question are the following: 2002/2003, 2010/2011, 2015, and 2017. Inspired by authors who have reflected on the historicity of communication processes, the year ranges are analysed stemming from the emphasis on the procedural and historical dimension of the GNT brand identity construction. The research findings show that reporting to a feminine universe has translated into a television of intimacy, expressed in the TV set designs, forms of conversation, cast selection, topics discussed, and in reference to an urban, dynamic and cosmopolitan context at the same time. Family, beauty, employment, financial independence, and more recently diversity and activisms, are values that have stood out on the TV channel over the examined time framework.
Keywords: Identidade de gênero
Televisão - Modo de endereçamento
GNT
metadata.dc.subject.cnpq: Ciências Sociais Aplicadas
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas ( POSCOM) 
Citation: CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. 2020. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35678
Issue Date: 27-Jul-2020
Appears in Collections:Tese (PÓSCOM)

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