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Tipo: Tese
Título: Efeitos do ensino para o desenvolvimento sustentável nas normas pessoais de discentes universitários quanto à escassez de água potável: contribuições à luz da teoria do valor-crença-norma
Título(s) alternativo(s): Education for sustainable development and student’s coping with drinking water scarcity: contributions in light of the value-belief-norm theory
Autor(es): Cruz, Thayse Santos da
Primeiro Orientador: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referee1: Figueiredo, Paulo Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz
metadata.dc.contributor.referee3: Gondim, Sônia Maria Guedes
metadata.dc.contributor.referee4: Pereira-Guizzo, Camila de Sousa
metadata.dc.contributor.referee5: Souza, André Luis Rocha de
Resumo: Esse estudo teve o propósito de investigar os efeitos do ensino para o desenvolvimento sustentável nas normas pessoais de discentes universitários quanto à escassez de água potável à luz da teoria do valor-crença-norma (VBN). Para alcançar o objetivo proposto, a pesquisa empírica foi desenvolvida na Universidade Federal da Bahia. A amostra final foi composta por 2.376 estudantes universitários. O instrumento de coleta de dados foi validado qualitativamente (Análise de Juízes) e quantitativamente (Análise Fatorial Confirmatória). Para o teste de hipóteses, foi empregada a análise de caminhos (Path Analysis). Os resultados da investigação indicaram que o nível de ensino para o desenvolvimento sustentável impactou de forma positiva apenas valores biosféricos. As evidências estão alinhadas com os pressupostos da teoria do valor-crença-norma e sugerem que, os valores dos indivíduos são de fato princípios norteadores de suas crenças. Verificou-se que valores altruístas e biosféricos possuem um efeito positivo nas crenças ecológicas. Não obstante, constatou-se que valores egoístas possuem efeito positivo nas crenças utilitaristas. Complementarmente, para sentirem a obrigação moral de realizarem o enfrentamento da escassez de água potável, as evidências sugerem que os discentes precisam acreditar que de fato a escassez de água potável é um problema grave para a sociedade. Estas evidências apresentam potenciais contribuições para o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de que, sinalizam para os docentes a importância da educação baseada em valores. Ademais, para os discentes, conhecer as orientações de valor que norteiam as suas crenças é uma oportunidade promissora de repensar de forma crítica os pressupostos que contribuíram para a interiorização dessas orientações e o impacto desses processos no senso de responsabilidade com a promoção do desenvolvimento sustentável. Nesse diapasão, ressalta-se que os resultados sugerem que o impacto do ensino para o desenvolvimento sustentável depende da sua qualidade, quantidade, distribuição e difusão nos currículos. Destaca-se que, a criação e validação da dimensão “nível de ensino para o desenvolvimento sustentável” e a análise do seu papel nos valores dos indivíduos, impactando a cadeia Valor-Crença-Norma (VBN), para explicar o enfrentamento discente à escassez de água potável, é uma contribuição original desse estudo. A escala desenvolvida e validada, para o contexto empírico investigado, apresenta potenciais contribuições para o aprimoramento do nível de ensino para o desenvolvimento sustentável em outros contextos, para além do nível superior (a título de exemplo, podem-se mencionar o ensino fundamental e médio), por fornecer subsídios para diagnóstico da performance institucional no que tange ao patamar de ensino que está sendo propagado em confronto com o almejado. Adicionalmente, a investigação ao apresentar uma escala consistente para mensurar normas pessoais de enfrentamento à escassez de água potável, fornece subsídios para que Instituições de Ensino Superior, bem como formuladores de políticas públicas possam avaliar a eficácia de ações que buscam ampliar o senso de responsabilização dos indivíduos no que tange à problemática da escassez de água potável. As evidências sugerem implicações educacionais importantes, apesar de não facilmente mensuráveis.
Abstract: The purpose of this study was to investigate the effects of teaching for sustainable development on university students' personal norms regarding drinking water scarcity in light of the value-belief-norm theory (VBN). To achieve the proposed objective, the empirical research was developed at the Federal University of Bahia. The final sample was composed of 2,376 undergraduate students. The data collection instrument was validated qualitatively (Judges' Analysis) and quantitatively (Confirmatory Factor Analysis). Path Analysis was employed for hypothesis testing. The research results indicated that the level of education for sustainable development positively impacted only biospheric values. The evidence is aligned to the assumptions of value-belief-norm theory and suggests that, individuals' values are in fact guiding principles of their beliefs. Altruistic and biospheric values were found to have a positive effect on ecological beliefs. Nevertheless, selfish values were found to have a positive effect on utilitarian beliefs. Additionally, to feel a moral obligation to address drinking water scarcity, the evidence suggests that learners need to believe that drinking water scarcity is indeed a serious problem for society. This evidence has potential contributions to the teaching-learning process, in the sense that it signals to teachers the importance of valuesbased education. Moreover, for the students, knowing the value orientations that guide their beliefs is a promising opportunity to critically rethink the assumptions that contributed to the internalization of these orientations, as well as the impact of these processes on their sense of responsibility with the promotion of sustainable development. The results suggest that the impact of teaching for sustainable development depends on its quality, quantity, distribution, and diffusion in the curricula. The creation and validation of the dimension "level of education for sustainable development" and the analysis of its role in the values of individuals, impacting the Value-Belief-Norm chain (VBN), to explain the students' coping with drinking water scarcity, is an original contribution of this study. The scale developed and validated presents potential contributions to the improvement of the level of education for sustainable development in other contexts, besides the higher education level (as an example, we can mention elementary and high school), by providing subsidies for the diagnosis of the institutional performance regarding the level of education that is being propagated in comparison with the desired one. Additionally, by presenting a consistent scale to measure personal norms, the research provides subsidies for Higher Education Institutions, as well as public policy makers to evaluate the effectiveness of actions that seek to increase the sense of responsibility of individuals with regard to addressing the scarcity of drinking water. The evidence suggests important educational implications, although not easily measurable.
Palavras-chave: Ensino para o desenvolvimento sustentável
Escassez de água potável
Teoria do valor-crença-norma
Sustentabilidade
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35644
Data do documento: 15-Out-2021
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