Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35638
Tipo: Tese
Título: O modelo de desenvolvimento econômico brasileiro – programas de governo, planos plurianuais e orçamentos (2003 – 2015)
Título(s) alternativo(s): The Brazilian Economic Development Model - Government Programs, Multi-year Plans and Budgets (2003 to 2015)
Autor(es): Carvalho, Simone Maria Lima de
Primeiro Orientador: Rossi, Renata Alvarez
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Maria Elisabete Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee1: Rossi, Renata Alvarez
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Elisabete Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Sader, Emir Simão
metadata.dc.contributor.referee4: Oliveira Júnior, João Pereira
metadata.dc.contributor.referee5: Pinho, Antônio Gomes de
Resumo: Este trabalho tem como objetivo caracterizar o modelo de desenvolvimento econômico implementado no Brasil, no período de 2003 a 2015, considerando a relação entre Programas de Governo, Planos Plurianuais-PPA e execução dos orçamentos. Trata-se de discutir a seguinte questão: Em que consiste o modelo de desenvolvimento econômico do governo federal, no período de 2003 a 2015, considerando as proposições dos Programas de Governo (promessas) e a implementação dos Planos Plurianuais e Orçamentos (ações)?O trabalho discute a tese de que há um descompasso entre os Programas de Governo, que prometeram conduzir o país a um patamar diferenciado em termos da redução das desigualdades sociais e os PPA que, relativamente, implementaram projetos que beneficiaram, sobretudo, os grandes grupos econômicos tradicionalmente hegemônicos, em prejuízo de uma economia voltada ao atendimento de necessidades do conjunto da população, dos trabalhadores, capaz de reverter a situação de desigualdade estrutural. O modelo implementado no Brasil não alterou a lógica de acumulação de setores hegemônicos do capital, apesar de ter incorporado a inclusão social como pilar, com a adoção de políticas que favoreceram a distribuição de renda entre as classes populares, diferenciando-se do histórico processo em que o crescimento era seguido do aumento da desigualdade. Esse trabalho se justifica do ponto de vista teórico por contribuir para o debate das possibilidades e limites de construção e implementação de paradigmas de desenvolvimento considerados como alternativos ao neoliberalismo e velho desenvolvimentismo. As principais fontes de pesquisa são documentos oficiais sobre os programas de governo, os planos plurianuais e orçamentos, dados secundários de instituições de pesquisa como IBGE, IPEA e entrevistas semiestruturadas, além da revisão bibliográfica dos trabalhos de autores como Celso Furtado, Ricardo Bielschowsky, Luís Carlos Bresser Pereira, Pedro César Dutra Fonseca, Armando Boito Jr., André Singer, Emir Sader, Jessé Souza, entre outros autores associados às correntes do pensamento desenvolvimentista no País, além de autores que discutem o modelo econômico neoliberal como Luiz Filgueiras, Juarez Guimarães e Perry Anderson.
Abstract: This work aims to characterize the economic development model implemented in Brazil, in the period from 2003 to 2015, considering the relationship between Government Programs, Pluriannual Plans (PPA) and budget execution. It discusses the following issue: What is the federal government’s economic development model in the period 2003-2015, considering the proposals of the Government Programs (promises) and the implementation of the Pluriannual Plans and Budgets (actions)? The work discusses the thesis that there is a mismatch between the Government Programs, which pledged to lead the country to a differentiated level in terms of the reduction of social inequalities, and the PPA, which, to some extent, implemented projects that mainly benefited traditionally hegemonic large corporations, as opposed to an economy focused on the needs of the population as a whole and its workforce, and able to reverse the country's situation of structural economic inequality and the conflicts between capital and labor. The model implemented in Brazil, in the period 2003-2015, did not reverse the logic of accumulation in hegemonic sectors of capital, despite having incorporated social inclusion as a pillar, with the adoption of policies that favored income distribution among the popular classes, differing from the historical process in which growth was followed by an increase in inequality. This work is justified, from a theoretical point of view, by its contribution to the debate on the possibilities and limits of construction and implementation of development paradigms considered as alternatives to neoliberalism and the old developmentalism model that was established in the 1950s-1970s. The main sources of research are official documents on government programs, the pluriannual plans and budgets, secondary data from research institutions such as IBGE, IPEA and other public bodies, and semi-structured interviews, in addition to the bibliographic review of the works of authors such as Celso Furtado, Ricardo Bielschowsky, Luís Carlos Bresser Pereira, Pedro César Dutra Fonseca, Armando Boito Jr, André Singer, Emir Sader, Jessé Souza, among other authors associated with the developmentalist school of thought in Brazil, as well as authors who discuss the neoliberal economic model, such as Luiz Filgueiras, Juarez Guimarães and Perry Anderson.
Palavras-chave: Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimentismo
Neoliberalismo
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35638
Data do documento: 15-Dez-2021
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Maria Lima de Carvalho.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.