Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35617
Tipo: Tese
Título: Ensinar aprendendo e aprender ensinando: os desafios dos professores no ensino em educação profissional e tecnológica
Título(s) alternativo(s): Learning while teaching and teaching while learning: the challenges of business faculty when teaching professional Education
Autor(es): Neves, Julia Rodrigues Nobre de Oliveira
Primeiro Orientador: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee1: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee2: Fadul, Elvia Mirian Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Junior, Jeova Torre
metadata.dc.contributor.referee4: Schommer, Paula Chies
metadata.dc.contributor.referee5: Marback Neto, Guilherme
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a atuação dos professores de Administração na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo é entender como é a atuação do professor de Administração no contexto de não formação específica para a docência na EPT, tendo como caso um campus de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF) do interior do Nordeste, o Campus Teixeira de Freitas do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, localizado no extremo sul do estado da Bahia. A finalidade deste trabalho é ampliar a discussão acadêmica sobre o tema do desenvolvimento profissional docente, em especial para a área de Administração com foco na Educação Profissional e Tecnológica. Neste sentido, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica dos Institutos Federais, o campus em questão surge como um estudo de caso interessante por oferecer o curso Técnico em Administração em duas modalidades: Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico e Ensino Técnico Subsequente. Nesta pesquisa foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de Administração do campus, após a anuência e o consentimento dos professores participantes da pesquisa e da Direção do campus. O projeto foi executado em consonância com as Normas e Resoluções que norteiam a pesquisa envolvendo seres humanos, em especial a Resolução 466/ 2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e após a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP – EEUFBA). A técnica de análise dos dados utilizada é a do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) de Lefevre & Lefevre (2005). O presente estudo pretende contribuir para promover um melhor entendimento a respeito da atuação do professor de Administração na Educação Profissional e Tecnológica no contexto de não formação específica, a fim de contribuir com o avanço do debate acadêmico e com ações para o desenvolvimento profissional docente, de modo que, a partir daí, ações e/ ou condutas sejam realizadas para um aprimoramento da educação profissional e do ensino em administração.
Abstract: This research deals with the performance of the professors of Administration in Professional and Technological Education (EPT). The objective is to understand how is the role of the Administration professor in the context of non-specific training for teaching in the EPT, analyzing a campus of a Federal Institute of Education Science and Technology (IF) in the country side of the Northeast, Campus Teixeira de Freitas Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, located in the extreme south of the state of Bahia.. The purpose of this paper is to broaden the academic discussion on the theme of professional teacher development, especially for the Administration area focused on Professional and Technological Education. In this sense, in the context of Professional and Technological Education of the Federal Institutes, the campus in question appears as an interesting case study because it offers the Technical Course in Administration in two modalities: High School Integrated to Technical Education and Subsequent Technical Education. This research were conducted semi-structured interviews with the campus administration professors, after the consent and the consent of the teachers participating in the research and campus management. The project was implemented in accordance with the Norms and Resolutions that guide research involving human beings, in particular Resolution 466/2012 of the National Health Council (CNS) and after approval by the Research Ethics Committee (CEP - EEUFBA). The technique of data analysis used is the Collective Subject Discourse (DSC) by Lefevre & Lefevre (2005). This study aims to promote a better understanding of the performance of the teacher of Administration in Professional and Technological Education in the context of non-specific training, in order to contribute to the advancement of the academic debate and with actions for the professional development of teachers, so actions and / or conduct are carried out for an improvement of professional education and teaching in administration.
Palavras-chave: Educação profissional e tecnológica
Ensino em administração
Formação de professores
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35617
Data do documento: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Julia Rodrigues Nobre de Oliveira.pdf4,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.