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Tipo: Tese
Título: Transformação digital no setor público: um estudo sobre uso de mídias sociais na prefeitura de uma capital brasileira
Título(s) alternativo(s): Digital Transformation in the Public Sector: a study on the use of digital media in the city hall of a Brazilian capital
Autor(es): Daltro, Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias
Primeiro Orientador: Santos, Ernani Marques dos
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Ernani Marques dos
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, Maria Alexandra Viegas Cortez da
metadata.dc.contributor.referee4: Luciano, Edimara Mezzomo
metadata.dc.contributor.referee5: Ferreira, Fábio Almeida
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) suportadas pela internet, a exemplo das mídias sociais, são meios de comunicação contemporâneos e têm alterado os modos de relacionamento entre indivíduos e organizações, estando os governos atentos à essa tendência. As organizações públicas têm vislumbrado possibilidades de promover a participação da sociedade por meio de mídias sociais. Nesse contexto, este trabalho objetivou compreender o uso das mídias sociais na prefeitura de uma capital brasileira, destacando o processo de transformação digital a partir da Teoria da Estruturação Adaptativa por meio de estudo qualitativo, descritivo e interpretativo. Para atingir o objetivo proposto, foi desenvolvido um modelo teórico analítico por meio da Design Science Research e selecionada e caracterizada a prefeitura de uma capital brasileira como campo empírico. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental, observação direta de sites e entrevistas. Os dados foram categorizados e analisados em triangulação utilizando a Teoria da Estruturação Adaptativa como lente teórica analítica. Os resultados evidenciaram a estrutura administrativa e o arcabouço legal e normativo referente ao uso de mídias sociais; os atores e os processos envolvidos com uso das mídias sociais e as características inerentes à transformação digital relacionadas com o uso de mídias sociais. Ainda como resultados da pesquisa, foi verificado que, ao contrário do pressuposto inicial deste trabalho, o uso de mídias sociais pela prefeitura ocorre com hierarquia formal, embora com pouca normalização. Apesar de sofrer influência de diversos atores, conforme pressuposto, identificou-se que, no que tange ao uso de mídias sociais pela prefeitura estudada, o mais influente deles é o chefe do poder executivo, reafirmando o disposto na literatura de que a transformação digital pressupõe uma liderança forte e envolvida ativamente com a implantação e implementação das tecnologias, portanto, tem um viés top down. Nesse mesmo sentido, embora haja conflitos entre os atores que presidem o uso de mídias sociais na prefeitura estudada, estes são atenuados pelo exemplo e incentivo do líder, quanto à adoção da tecnologia em questão.
Abstract: The Information and Communication Technologies (ICT) supported by the internet, like social media, are contemporary means of communication and have changed the ways of relationship between individuals and organizations, with governments being a ware of this trend. Public organizations have envisioned possibilities to promote the participation of society through social media. In this context, this work aimed to understand how the city of a Brazilian capital uses social media and to identify the digital transformation process resulting from this use through a qualitative, descriptive and interpretive study. To achieve the proposed objective, an analytical theoretical model was developed through Design Science Research and the city hall of a Brazilian capital was selected and characterized as an empirical field. Data collection was carried out through document analysis, direct observation of websites and interviews. The data were categorized and analyzed in triangulation using the Adaptive Structuring Theory as an analytical theoretical lens. The results showed the administrative structure and the legal and normative framework regarding the use of social media; the actors and processes involved with the use of social media and the characteristics in herent to the digital transformation related to the use of social media. Still as results of the research, it was verified that, contrary to the initial assumption of this work, the use of social media by the city hall occurs with a formal hierarchy, although with little standardization. Despite being influenced by several actors, as presupposed, it was identified that, with respect to the use of social media by the studied city, the most influential of the mis the head of the executive branch, reaffirming the provision in the literature that digital transformation presupposes strong leadership and actively involved in the implementation and implementation of technologies, therefore, has a top-down bias. In the same sense, although there are conflicts between the actors who preside over the use of social media in the studied city hall, these are mitigated by the leader's example and encouragement regarding the adoption of the technology in question.
Palavras-chave: Mídias sociais
Transformação digital
Setor público
Teoria da estruturação adaptativa
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35616
Data do documento: 8-Dez-2020
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