Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35604
Tipo: Tese
Título: As práticas discursivas da educação corporativa no campo acadêmico brasileiro
Título(s) alternativo(s): Discursive practices of corporate education in the brazilian academic field
Autor(es): Silva, Anicleide Pereira da
Primeiro Orientador: Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pereira de
metadata.dc.contributor.referee1: Freitas, Florence Cavalcanti Heber Pereira de
metadata.dc.contributor.referee2: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee3: Rigo, Ariádne Scalfoni
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Manuela Ramos da
metadata.dc.contributor.referee5: Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado
Resumo: Esta tese aborda o fenômeno da educação corporativa (EC) como um problema sociodiscursivo. Delimita-se o campo acadêmico brasileiro como campo social de investigação. A questão central é: como o campo acadêmico brasileiro age, representa e identifica(-se) discursivamente (com) a EC? O objetivo geral é investigar as práticas discursivas acerca da EC no campo acadêmico brasileiro, buscando compreender potenciais práticas sociais, (redes de) ordens de discurso e tendências de mudanças discursivas. Para tanto, define-se como objetivos específicos, analisar neste campo: (1) representações e identificações discursivas acerca da EC no gênero literário; (2) representações e identificações discursivas acerca da EC no gênero evento social; (3) representações e identificações discursivas acerca da EC no gênero ator social docente; (4) convergências, divergências e silêncios que emergem das formações discursivas analisadas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com base interpretativista e crítico-discursiva, situada no entrecruzamento teórico e onto-epistêmico-metodológico da Análise Crítica de Discurso (ACD), nos termos em que é formulada por Norman Fairclough, e dos Estudos Organizacionais Críticos (EORC). No escopo de um diálogo tecido entre essas duas abordagens, que propõem as noções de discurso e de poder em perspectivas críticas, o estudo assume a linguagem como parte irredutível das práticas sociais. Os métodos utilizados foram pesquisa documental, entrevista qualitativa e observação não participante, definidos em investigações com corpus de dados coletados e gerados em três gêneros discursivos (GD) acadêmicos: literário (livros), evento social (congresso) e ator social (docente). As principais categorias linguísticas da ACD para a análise de dados foram interdiscursividade, intertextualidade, metáfora, estrutura genérica, representação de eventos e atores sociais, avaliação e modalidade. Elas foram articuladas às categorias sociais de estratégias ideológicas, de processos discursivos e de tendências abrangentes de mudanças em progresso nas ordens de discurso (OD): comodificação, tecnologização e democratização. Os resultados apontam a construção de três OD centrais: (1) as práticas discursivas da EC como modelo de colonização unilinear do mainstream do campo da administração; (2) as práticas discursivas da EC como modelo de educação profissional sob a lógica da construção de uma hibridização discursiva para formação do “cidadão-empregado”; e, (3) as práticas discursivas da EC como modelo de sinergia de parcerias universidade e empresa para mudanças de uma educação “negociada”. Estas OD assinalam como as práticas discursivas da EC neste campo são fragmentadas por estratégias ideológicas, ressignificadas em tendências de mudanças discursivas contemporâneas de OD locais, por um lado, ao vincularmos estas ao campo dominante da gestão de negócios, mas, por outro lado, como parte de um discurso hegemônico macrossocial a partir da relação entre empresa, educação e mercado. No entanto, afirma-se ainda que a partir das confluências contradiscursivas que moldam o campo acadêmico-científico são possíveis novas formações e transformações dessas práticas sociodiscursivas.
Abstract: This thesis deals with the phenomenon of corporate education (CE) as a sociodiscursive problem. It delimits the Brazilian academic field as a social field of investigation. The central question is: how does the Brazilian academic field act, represent and identify discursively (with) CE? The general objective is to investigate the discursive practices about CE in the Brazilian academic field, seeking to understand potential social practices, (networks of) orders of speech and trends of discursive changes. Therefore, it is defined as specific objectives, to analyze in this field: (1) discursive representations and identifications about CE in the literary genre; (2) discursive representations and identifications about CE in the social event genre; (3) discursive representations and identifications about CE in the teaching social actor genre; (4) convergences, divergences and silences that emerge from the discursive formations analyzed. This is a qualitative research, based on interpretative and critical-discursive approach, situated in the theoretical and onto-epistemic-methodological intersection of Critical Discourse Analysis (ACD), as formulated by Norman Fairclough, and Studies Critical Organizations (EORC). In the context of a dialogue woven between these two approaches, which propose the notions of discourse and power in critical perspectives, the study assumes language as an irreducible part of social practices. The methods used were documentary research, qualitative interview and non-participant observation, defined in investigations with corpus of data collected and generated in three academic discursive genres (GD): literary (books), social event (congress) and social actor (teacher). ACD's main categories for data analysis were interdiscursivity, intertextuality, metaphor, generic structure, representation of events and social actors, evaluation and modality. They have been articulated with social categories of ideological strategies, discursive processes and comprehensive trends of changes in progress in the orders of discourse (OD): commodification, technologization, and democratization. The results point to the construction of three central OD: (1) the discursive practices of CE as a model of unilinear colonization of the mainstream of the field of administration; (2) the discursive practices of CE as a model of professional education under the logic of constructing a discursive hybridization for the formation of the “citizen-employee”; and (3) the discursive practices of CE as a model of university and business partnership synergy for changes in a “negotiated” education. These OD indicate how the discursive practices of CE in this field are fragmented by ideological strategies, re-signified in trends of contemporary discursive changes of local OD, on the one hand, by linking these to the dominant field of business management, but on the other hand, as part of a macrosocial hegemonic discourse based on the relationship between business, education and the market. However, it is also stated that from the contradiscursive confluences that shape the academic-scientific field are possible new formations and transformations of these sociodiscursive practices.
Palavras-chave: Discurso
Educação corporativa
Campo acadêmico
Análise crítica de discurso
Estudos organizacionais críticos
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35604
Data do documento: 19-Fev-2020
Aparece nas coleções:Tese (NPGA)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.