https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35580
Tipo: | Dissertação |
Título: | O circuito social da fotografia da gente negra: Salvador 1860-1916 |
Autor(es): | Vasconcellos, Christianne Silva |
Primeiro Orientador: | Reis, João José |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Parés, Luis Nicolau |
metadata.dc.contributor.referee1: | Reis, João José |
metadata.dc.contributor.referee2: | Parés, Luis Nicolau |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silveira, Renato da |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolve uma análise sobre circuito de produção, circulação, uso e consumo de fotografias de pessoas africanas e afrodescendentes, retratadas na cidade de Salvador, Bahia, entre os anos de 1860 e 1916. O objetivo transversal da pesquisa é evidenciar os sentidos adquiridos por essas imagens no contexto social e na cultura visual da sociedade escravista baiana. Ditas fotografias foram relacionadas com fontes de outra natureza, como anúncios de jornais, almanaques e revistas; processos crimes e cíveis; inventários dos fotógrafos; testamentos; correspondências postais e de arquivos privados, entre outras. Como resultado a pesquisa evidenciou a existência de culturas, identidades e estéticas próprias da diáspora africana na Bahia e, em particular, as estratégias de liberdade real e mobilidade social, criadas pela população africana e afrodescendente em Salvador nas últimas décadas do regime escravista em Brasil. |
Abstract: | Esta investigación desarrolla un análisis del circuito de producción, circulación, uso y consumo de fotografías de personas africanas y afrodescendientes, retratadas en la ciudad de Salvador, Bahía, entre 1860 y 1916. El objetivo transversal de la investigación es resaltar los significados adquiridos por estas imágenes en el contexto social y en la cultura visual de la sociedad esclavista bahiana. Estas fotografías fueron relacionadas con fuentes de otra naturaleza, como anuncios en periódicos, almanaques y revistas; procesos penales y civiles; inventarios de fotógrafos; testamentos; correspondencia postal y archivos privados, entre otros. Como resultado, la investigación evidenció la existencia de culturas, identidades y estéticas propias de la diáspora africana en Bahía y, en particular, las estrategias de libertad real y movilidad social, creadas por la población africana y afrodescendiente en Salvador, en las últimas décadas. del régimen esclavista en Brasil. |
Palavras-chave: | Fotografia oitocentista Cultura visual Imagens de pessoas africanas e afrodescendentes Salvador Bahia Brasil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) |
Citação: | VASCONCELLOS, Christianne Silva. O circuito social da fotografia da gente negra. Salvador 1860-1916. 187 f. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35580 |
Data do documento: | 27-Dez-2006 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGH) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O circuito social da fotografia da gente negra. Salvador 1860-1916.pdf | Dissertação - Christianne Silva Vasconcellos | 10,79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.