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Tipo: Dissertação
Título: Educar para a liderança servidora: avaliação do programa de articulação da Educação básica do SESI com Educação profissional do Senai/BA
Autor(es): Souza, Ana Valéria Scavuzzi
Primeiro Orientador: Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.contributor.referee1: Tenório, Robinson Moreira
metadata.dc.contributor.referee2: Fartes, Vera Bueno
metadata.dc.contributor.referee3: Lopes, Uaçaí de Magalhães
Resumo: A sociedade contemporânea vem passando por profundas mudanças nos mais diversos âmbitos e, nesse contexto, tem-se questionado sobre os princípios e valores que vem conduzindo as ações humanas. Nunca se falou tanto sobre temas como solidariedade, igualdade de direitos, respeito à diversidade, o que tem evidenciado a busca por um novo padrão de convivência e um modelo mais efetivo de desenvolvimento social, econômico, político. E mediante o cenário atual, marcado pela desigualdade, pela fome, pela exclusão, é imprescindível a existência e envolvimento de líderes que sejam dignos de confiança e que gerem confiabilidade. A presente dissertação, tomando por pano de fundo esse cenário e suas demandas, traz à reflexão o papel da educação na formação de líderes servidores e no estímulo ao desenvolvimento da sensibilidade ética e solidária. Líderes que desejem e militem intensamente por uma sociedade mais justa, mais humana, tendo o servir ao outro como foco de suas aspirações e ações. Dessa forma, o trabalho desenvolvido parte da premissa de que a liderança servidora pode ser ensinada e aprendida. Analisou-se o Programa de Articulação da Educação Básica do SESI com Educação Profissional do SENAI – EBEP, Departamento Regional da Bahia, com o intuito de identificar se e como esse programa vem contribuindo para a formação de líderes servidores. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevistas com coordenadores, docentes e discentes do EBEP e realização de grupo focal com egressos do Programa. Os resultados mostram que, embora o Programa não tenha como objetivo o desenvolvimento de líderes servidores, determinados valores e princípios deste tipo de liderança estão presentes no seu Projeto e nos Projetos Político-Pedagógicos do SESI e do SENAI. Contudo, pode-se perceber que esses valores e princípios já não aparecem com a mesma intencionalidade e intensidade nos planos de curso, planos de aula, ementas e atividades pedagógicas analisadas. Identificou-se também que o critério utilizado para acesso aos cursos técnicos do programa tem causado certa competitividade entre os alunos, característica esta que vai de encontro ao que é proposto pela liderança servidora. Observou-se que o EBEP é reconhecido como um modelo de referência no que diz respeito à articulação educação básica e educação profissional, revelando ser um terreno fértil para o desenvolvimento da liderança servidora.
Abstract: Contemporary society is undergoing profound changes in most diverse areas. In this context, it has been asked about the principles and values that have been leading human actions. It was never spoken so much about issues such as solidarity, equal rights, respect for diversity what has shown the search for a new way of living and a more effective model of social, economic and political development. According to this new scenery that is marked by the differences, by hunger and exclusion, the existence and commitment of the leaders that are worthy of trust and show reliability become essential. This present dissertation, that takes into consideration this scenery and its demand, brings into reflection the role of education in the training of servant leaders and in the encouragement of the ethical and caring sensibility development. Leaders who intensely desire and struggle for a fairer and more humanitarian society have serving the others as the focus of their aspirations and actions. Thus, the developed work assumes that servant leadership can be learned and taught. SESI Articulation Program of Basic Education with SENAI – EBEP, Regional Department of Bahia Professional Education was analyzed with the aim of identifying if and how this program has been contributing for the training of servant leaders. Data collection instruments such as document analysis, interview with coordinators, teachers and students of EBEP, and focal group with egress in the Program were used. The results show that even though the EBEP Program does not have the development of servant leaders as one of their goals, certain values and principles of this kind of leadership are part of their Plans and part of SESI and SENAI Political and Pedagogical Projects. However, it is perceived that these values and principles no longer appear with the same intent or intensity in the course plans, in the class plans, in the syllabus or in the pedagogical activities that were analyzed. It was also identified that the criteria used to approve students to get into the technical courses of the program has promoted some competitiveness among them. Such characteristic goes against what it is proposed by the servant leadership. It was noticed that EBEP is recognized as a reference model when dealing with articulation, elementary and professional education, revealing to be a productive area for the development of the servant leadership.
Palavras-chave: Educação
Liderança
Liderança servidora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35536
Data do documento: 2011
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