Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliva, Angela Gama Dias de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-16T00:09:20Z | - |
dc.date.available | 2022-06-16T00:09:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35524 | - |
dc.description.abstract | The Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE - a Brazilian governmental program),
since its creation, has undergone significant advances in technical and operational aspects
linked to the improvement of its management capacity. Among the main changes, it is worth
highlighting the process of financial and administrative decentralization, which has enabled
greater interference by various public organizations in the implementation of the Program.
Since 2009, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs) have been part of the
PNAE, supported by Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), whose main
purposes are: (a) to increase the levels of food and nutrition of students to guarantee the
elevation of the level of school performance and guarantee levels of learning; and (b)
guaranteeing the process of inclusion of family farmers in public purchases, aiming to
encourage access to income for the local population and the provision of healthy food for
students. Considering the importance of this policy to reduce the levels of social inequalities
that have marked Brazilian history, the main objective of this research was to assess the
management capacity of the PNAE at Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG -
Campus Montes Claros). Methodologically, this is a research on the evaluation of public
policies based on the theory of Political Administration, which considers that administrative
phenomena are integrated by two inseparable dimensions: the management dimension and the
administration dimension. The research results show the limits and challenges to be overcome
by the PNAE Management by the IFNMG, providing contributions of the inseparability
between the theoretical and practical aspects that integrate administrative phenomena. The
study also made it possible to point out elements of studies of management and administration
strategies aimed at improving the levels of effectiveness, efficiency and effectiveness of the
program. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Administração Política | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | PNAE | pt_BR |
dc.subject | IFNMG | pt_BR |
dc.subject.other | Public Policy Assessment | pt_BR |
dc.subject.other | Political Administration | pt_BR |
dc.subject.other | Management | pt_BR |
dc.subject.other | PNAE | pt_BR |
dc.subject.other | IFNMG | pt_BR |
dc.title | Avaliação da capacidade de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar da IFMNG: Campus Montes Claros | pt_BR |
dc.title.alternative | Assessment of the management capacity of Programa Nacional de Alimentação Escolar at IFNMG - Campus Montes Claros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Elizabeth Matos | - |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Elizabeth Matos | - |
dc.contributor.referee2 | Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches | - |
dc.contributor.referee3 | Cardoso, André Luis Rabelo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0315150241702245 | pt_BR |
dc.description.resumo | O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), desde sua criação, passou por avanços
significativos nos aspectos técnicos e operacionais vinculados à melhoria da sua capacidade de
gestão. Dentre as principais mudanças, merece destacar o processo de descentralização
financeira e administrativa que tem possibilitado uma maior ingerência de diversas
organizações públicas na implementação do Programa. Desde 2009, os Institutos Federais de
Educação, Ciência e Tecnologia (IFEs) passaram a integrar o PNAE, amparados pela Política
Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) que tem como finalidades principais: (a) aumentar
os níveis de alimentação e nutrição dos estudantes para garantir a elevação do nível de
rendimento escolar e garantir níveis de aprendizados; e (b) garantir o processo de inclusão dos
agricultores familiares nas compras públicas, visando a estimular o acesso à renda da população
local e a disponibilização de uma alimentação saudável para os estudantes. Considerando a
importância dessa política para reduzir os níveis de desigualdades sociais que têm marcado a
história brasileira, o objetivo central desta pesquisa foi avaliar a capacidade de gestão do PNAE
no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG - Campus Montes Claros).
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa sobre avaliação de políticas públicas sustentada
na teoria da Administração Política que considera que os fenômenos administrativos são
integrados por duas dimensões indissociáveis: a dimensão da gestão e a dimensão da gerência.
Os resultados da pesquisa evidenciam os limites e desafios a serem superados pela Gestão do
PNAE pelo IFNMG, proporcionando contribuições da indissociabilidade entre os aspectos
teóricos e práticos que integram os fenômenos administrativos. O estudo também possibilitou
apontar elementos de estudos de estratégias gestoriais e gerenciais dirigidas para melhorar os
níveis de eficácia, eficiência e efetividade do programa. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Administração | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)
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