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Tipo: Dissertação
Título: Acessibilidade arquitetônica nas universidades: entraves e desafios no Campus Canela da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Architectural accessibility in universities: obstacles and challenges at the Campus Canela of the Federal University of Bahia
Autor(es): Assmar, Ana Carolina Souza Paiva Chamusca
Primeiro Orientador: Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches
metadata.dc.contributor.referee1: Monteiro, Doraliza Auxiliadora Abranches
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee3: Brandão, Pamela de Medeiros
Resumo: O presente trabalho analisa as condições de acessibilidade nas edificações educacionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), especificamente, as localizadas no Campus Universitário do bairro do Canela, sendo elas, a Faculdade de Direito, a Escola de Administração, a Faculdade de Educação e a Faculdade de Ciências Contábeis. Partiu-se da análise das conformidades e inconformidades no atendimento às normas de acessibilidade vigentes. A UFBA possui dois Campi em Salvador, sendo o Campus Canela (lócus da pesquisa) o mais antigo deles. Com exceção da unidade pertencente à Faculdade de Ciências Contábeis, inaugurada em 2014, as demais unidades estudadas foram construídas nas décadas de 1960 e 1980, contexto social de uma época marcada pela ausência de normas ou leis que exigissem acessibilidade nos espaços, demonstrando certo descaso com aspectos de acessibilidade e pessoas com deficiência. Para esta pesquisa, foi realizado o levantamento das leis e normas referentes à acessibilidade, analisando a evolução, as diferenças nas atualizações e os possíveis impactos nas edificações. Em seguida, foi realizada a observação in loco, utilizando modelo de checklist utilizado pela Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura da UFBA (SUMAI/UFBA), criado a partir das exigências contidas na ABNT NBR 9050: 2015 e formado por dez dimensões referentes a aspectos de análise da área interna das edificações e possibilitando avaliação objetiva dos espaços, sendo elas: 1) Atendimento/ Recepção; 2) Corredores e vias internas; 3) Escadas; 4) Rampas; 5) Portas e aberturas; 6) Elevador de passageiros; 7) Plataforma de elevação vertical; 8) Sanitários; 9) Espaços coletivos e; 10) Copa/Cozinha. Posteriormente, foi realizada a análise comparativa entre as unidades, a fim de identificar inconsistências, semelhanças, especificidades e possíveis soluções de melhoria às unidades de estudo. A partir dos resultados, foi possível analisar as dimensões de acessibilidade e trazer aspectos específicos sobre os entraves e desafios, além de observar as reais condições de acessibilidade nas edificações, comprovando-se que edificações mais novas, de fato, possuem menos inconformidades que as edificações mais antigas, embora consideráveis para padrões de edificações e orientações normativas mais recentes. Entretanto, intervenções pontuais nas edificações mais antigas, serviram para a melhoria dos espaços e para o aumento das conformidades, chegando a ultrapassar os percentuais de unidades mais novas, mas, por outro lado, propiciou inconformidades em alguns ambientes reformados. Assim, ainda que as edificações tenham sido projetadas para serem espaços públicos, acessíveis a todos, elas não previram a permanência e autonomia das pessoas com deficiências.
Abstract: This work analyzes the conditions of accessibility in the educational buildings of the Federal University of Bahia (UFBA), specifically, those located in the University Campus of the neighborhood of Canela, being them, the School of Law, the School of Business, the School of Education and the School of Accounting Sciences. The analysis of compliance and non-conformities in meeting the accessibility standards in force was started. UFBA has two Campi in Salvador, being the Campus Canela (research locus) the oldest of them. With the exception of the unit belonging to the Faculty of Accounting, inaugurated in 2014, the other units studied were built in the 1960s and 1980s, a social context of a time marked by the absence of standards or laws that required accessibility in the spaces, demonstrating a certain carelessness with accessibility aspects and people with disabilities. For this research, a survey of laws and norms regarding accessibility was carried out, analyzing the evolution, the differences in the updates and the possible impacts on the buildings. Then, in loco observation was carried out using a checklist model used by the Superintendence of Environment and Infrastructure of UFBA (SUMAI / UFBA), created from the requirements contained in ABNT NBR 9050: 2015 and formed by ten dimensions related to aspects of analysis of the internal area of buildings and enabling objective evaluation of spaces: 1) Attendance / Reception; 2) Corridors and internal roads; 3) Stairs; 4) Ramps; 5) Doors and openings; 6) Passenger elevator; 7) Vertical elevation platform; 8) Toilets; 9) Collective spaces and; 10) Cup/Kitchen. Afterwards, the comparative analysis between the units was carried out, in order to identify inconsistencies, similarities, specificities and possible solutions to improve the study units. Based on the results, it was possible to analyze the dimensions of accessibility and bring specific aspects about the obstacles and challenges, besides observing the real conditions of accessibility in the buildings, proving that newer buildings, in fact, have fewer non-conformities than the older buildings, although considerable for more recent building standards and normative guidelines. However, occasional interventions in the older buildings have served to improve the spaces and increase the conformities, even exceeding the percentages of newer units, but, on the other hand, provided non conformities in some renovated environments. Thus, although the buildings were designed to be public spaces, accessible to all, they did not foresee the permanence and autonomy of people with disabilities.
Palavras-chave: Acessibilidade arquitetônica
Espaços Públicos
UFBA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35522
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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