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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Avaliação da qualidade dos serviços de uma instituição de ensino superior
metadata.dc.creator: Coutinho, Fernando César Coelho
metadata.dc.contributor.advisor1: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee1: Fischer, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee2: Marback Neto, Guilherme
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Mario Cesar Barreto
metadata.dc.description.resumo: Este estudo discute a qualidade de serviços suplementares de uma Instituição de Ensino Superior (IES) e a sua avaliação a partir da percepção dos seus clientes. O modelo de qualidade percebido de serviços é apresentado como um método básico e específico para verificar a percepção da qualidade dos serviços desta organização. Os determinantes da boa qualidade de serviços são caracterizados pelas dimensões técnica funcional e pelos encontros de serviços, tendo como filtro da qualidade a imagem corporativa. Os indicadores são mensurados através de um instrumento para medir a satisfação e importância de cada item em relação à qualidade percebida de serviços. O método utilizado avalia os resultados relativos ao índice geral da qualidade percebida de serviço, além de destacar os serviços que necessitam de melhorias através da matriz de importância-desempenho. Ao final, recomendam-se ações pertinentes de acordo com as prioridades identificadas na matriz, visando uma melhor gestão dos recursos pela IES.
Abstract: This study argues about quality of supplemental services in a Higher Education Institution (HEI) and its evaluation based on customer’s perception. The model of perceived service quality is presented as a basic and specific method to verify the perception of service quality in this organization. The indicative of good quality of services are characterized by the functional and technique dimensions and by means of service encounters, having the corporative image as a quality filter. The indicators are evaluated as an instrument used to measure the importance and satisfaction of each item related to the perceived service quality. The used method evaluates the results related to the global index of perceived service quality and also shows which services requires improvements based on the matrix of importance and performance. At the end, pertinent actions are recommended in accordance with the priorities identified in the matrix, aiming a better management of resources by the HEI.
Keywords: Qualidade de Serviços
Satisfação de Clientes
Matriz Importância-desempenho
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35520
Issue Date: 17-Sep-2007
Appears in Collections:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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