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Tipo: Tese
Título: Ensaios sobre estrutura urbana e criminalidade na cidade de Salvador.
Autor(es): Caires, Fernanda Oliveira Caires e
Primeiro Orientador: Santos, Gervásio Ferreira dos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Diana Lúcia Gonzaga da
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Cláudia de Sá Malbouisson
metadata.dc.contributor.referee2: Pires, Mônica de Moura
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Rogério
metadata.dc.contributor.referee4: Jorge, Marco Antônio
metadata.dc.contributor.referee5: Silva, Diana Lúcia Gonzaga da
Resumo: O objetivo da tese foi o de avaliar a relação entre estrutura urbana e criminalidade na área intraurbana da cidade de Salvador-Bahia. O problema de pesquisa considerou que uma melhor acessibilidade à rede de transportes e aos locais de trabalho diminui a ocorrência de crimes específicos. A tese foi estruturada em dois ensaios. O primeiro ensaio analisou os efeitos da implantação do sistema metroviário sobre os crimes de assalto a ônibus. A análise usou um banco de dados em painel com informações socioeconômicas (CENSO-IBGE) e de crimes de assaltos à ônibus (SSP-BA, 2012-2018). O método de diferenças em diferenças espacial (SDID) foi utilizado para identificar o efeito do metrô sobre os crimes analisados. Observou-se que os bairros com menor densidade populacional, como os bairros comerciais e as grandes avenidas, registraram o maior número de assaltos a ônibus. Os resultados do SDID indicaram que a implantação da primeira linha do sistema metroviário sobre os crimes de assaltos a ônibus teve efeito direto positivo, efeito indireto negativo, mas o efeito total não apresentou significância estatística. O segundo ensaio analisou como o número de empregos no mercado de trabalho formal afetou os crimes contra o patrimônio no período analisado. O problema de pesquisa considerou que regiões com maior intensidade de emprego aumentam os benefícios de se praticar crimes contra o patrimônio. Para verificar isto para a área intraurbana da cidade de Salvador, este estudo adotou um modelo de dados em painel com o uso de variável instrumental para lidar com a endogeneidade do emprego. Os dados de crime utilizados (assalto a ônibus, roubo e furto de veículos) foram fornecidos pela SSP-BA (2012-2014), enquanto as informações de emprego foram da RAIS-ME e os dados socioeconômicos e de fluxo de pessoas foram, respectivamente, do CENSO-IBGE e da Pesquisa Origem & Destino. Os resultados obtidos não forneceram evidências para a existência de efeitos da quantidade de emprego sobre os crimes analisados na cidade de Salvador e indicaram que bairros com maior intensidade de emprego registraram mais crimes contra o patrimônio. Isto tem amparo no modelo teórico e na literatura adotados, que relacionam este tipo de comportamento aos custos de oportunidade e às facilidades de acesso e de fuga. O maior fluxo de população transitória e o sistema de integração ônibus-metrô-ônibus nas regiões beneficiadas pelo sistema metroviário exigem do poder público medidas de segurança específicas para estas regiões. Além disso, a inserção do metrô e a criação de vagas de emprego, per si, não são suficientes para reduzir a criminalidade se estas vagas não forem acessíveis à população mais propensa a praticar crimes contra o patrimônio.
Abstract: The objective of the thesis was to evaluate the relationship between urban structure and crime in the intra-urban area of the city of Salvador-Bahia. The research problem considered that better accessibility to the transport network and workplaces reduces the occurrence of specific crimes. The thesis was structured in two essays. The first essay analyzed the effects of the implementation of the subway system on bus robbery crimes. The analysis used a panel database with socioeconomic information (CENSO-IBGE) and bus robbery crimes (SSP-BA, 2012-2018). The spatial differences in differences (SDID) method was used to identify the effect of the subway on the analyzed crimes. It was observed that neighborhoods with lower population density, such as commercial districts and large avenues, recorded the highest number of bus robberies. The SDID results indicated that the implementation of the first line of the subway system on bus robberies had a positive direct effect, a negative indirect effect, but the total effect was not statistically significant. The second essay analyzed how the number of jobs in the formal labor market affected crimes against property in the analyzed period. The research problem considered that regions with higher employment intensity increase the benefits of committing crimes against property. To verify this for the intra-urban area of the city of Salvador, this study adopted a panel data model using an instrumental variable to deal with employment endogeneity. The crime data used (bus robbery, robbery and theft of vehicles) were provided by the SSP-BA (2012-2014), while the employment information was from RAIS-ME and the socioeconomic data and the flow of people were, respectively, the CENSOIBGE and the Origin & Destination Survey. The results obtained did not provide evidence for the existence of effects of the amount of employment on the crimes analyzed in the city of Salvador and indicated that neighborhoods with greater employment intensity recorded more crimes against property. This is supported by the theoretical model and the literature adopted, which relate this type of behavior to opportunity costs and ease of access and escape. The greater flow of transitory population and the bus-metro-bus integration system in the regions benefited by the subway system demand specific safety measures from the public authorities for these regions. In addition, the insertion of the subway and the creation of job vacancies, per se, are not enough to reduce crime if these vacancies are not accessible to the population more prone to commit crimes against property.
Palavras-chave: Salvador-urbanização
Criminalidade
Sistemas viários
Transporte público - assalto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Economia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGECO) 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35509
Data do documento: 20-Abr-2022
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