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Tipo: Dissertação
Título: Empreendedorismo corporativo: uma análise das relações entre cultura intraempreendedora e competências empreendedoras individuais em uma instituição federal de ensino (IFNMG)
Título(s) alternativo(s): Corporate entrepreneurship: a study on the relationship between intrapreneurial culture and entrepreneurial skills in a federal educational institution (IFNMG)
Autor(es): Gonçalves, Rafael Farias
Primeiro Orientador: Hastenreiter Filho, Horácio Nelson
metadata.dc.contributor.referee1: Hastenreiter Filho, Horácio Nelson
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Morjane Armstrong Santos de
metadata.dc.contributor.referee3: Paixão, Roberto Brazileiro
Resumo: O Empreendedorismo Corporativo é um fenômeno que envolve aspectos comportamentais dos níveis micro e macro organizacionais, os quais interagem buscando um crescimento mútuo, orientados para o estímulo e difusão da inovação nas organizações. No nível micro, individual, têm-se as Competências Empreendedoras (CE), que representam um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes determinantes de pessoas empreendedoras. No nível macro, que representa a própria organização, se apresenta a Cultura Intraempreendedora (CI), como um conjunto de posturas que, se adotadas de maneira consciente e contínua pelas organizações resultam na criação de um ambiente interno favorável à aprendizagem, à criatividade e à inovação dos colaboradores. Para as organizações do setor público o empreendedorismo corporativo é um fator organizacional que amplia as possibilidades de criação de valor para os cidadãos e aborda oportunidades sociais. Diante do exposto, este estudo teve como objetivo geral investigar qual é a relação entre uma cultura organizacional intraempreendedora e as competências empreendedoras individuais de servidores no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG. Para alcançar o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa descritiva, analítica e quantitativa. A população da pesquisa, selecionada por conveniência, foi composta pelos servidores Técnico-administrativos em Educação e Professores EBTT, de todas as unidades do IFNMG. Foram aplicados dois questionários de pesquisa, sendo que o primeiro buscou identificar as competências empreendedoras nos servidores, e o segundo questionário visou verificar a percepção dos servidores sobre as dimensões que compõem a cultura intraempreendedora na instituição pesquisada. Os questionários foram enviados para toda a população, tendo retornado 209 respostas completas. As análises quantitativas dos dados confirmaram a existência de competências empreendedoras em todos os servidores, com maior ou menor intensidade, com destaque para Persistência, Exigência de Qualidade e Eficiência, Comprometimento e Busca de Informações que obtiveram os melhores resultados. O estudo revelou que a maioria dos servidores tem uma percepção elevada das dimensões da cultura intraempreendedora, com destaque para Identificação Organizacional e Recompensa. O teste de correlações entre os fatores dos dois construtos não confirmou a existência de relações significativas entre os mesmos. Esse estudo contribui para desenvolvimento da pesquisa acadêmica no campo do empreendedorismo corporativo no setor público, bem como para a evolução das práticas organizacionais no IFNMG, uma vez que os resultados indicam a existência de competências empreendedoras em todos os servidores, as quais podem ser intensificadas mediante a adoção de estratégias e ações voltadas para a inovação e o empreendedorismo corporativo. Considera-se ainda que as experiências do IFNMG para fortalecimento da cultura intraempreendedora e difusão da inovação poderão ser replicadas nas demais instituições federais de ensino brasileiras.
Abstract: Corporate Entrepreneurship is a phenomenon that involves behavioral aspects at micro and macro organizational levels, which interact seeking mutual growth, oriented towards stimulating and spreading innovation in organizations. At the micro, individual level, there are Entrepreneurial Skills (ES), which represent a set of knowledge, skills and attitudes that are decisive for entrepreneurial people. At the macro level, which represents the organization itself, the Intrapreneurial Culture (IC) is presented, as a set of attitudes that, if adopted in a conscious and continuous manner by organizations, result in the creation of an internal environment favorable to learning, creativity and employee innovation. For public sector organizations, corporate entrepreneurship is an organizational factor that expands the possibilities of creating value for citizens and addresses social opportunities. Given the above, this study aimed to investigate what is the relationship between an intrapreneurial organizational culture and the individual entrepreneurial skills of employees at the Federal Institute of Northern Minas Gerais - IFNMG. To achieve the proposed objective, a descriptive, analytical and quantitative research was carried out. The research population, selected for convenience, was composed by Technical-administrative servers in Education and EBTT Teachers, from all units of the IFNMG. Two research questionnaires were applied, the first of which sought to identify the entrepreneurial skills in the servers, and the second questionnaire aimed to verify the perception of the employees about the dimensions that make up the intrapreneurial culture in the researched institution. The questionnaires were sent to the entire population, with 209 complete answers returned. Quantitative analysis of the data confirmed the existence of entrepreneurial skills in all servers, with greater or lesser intensity, with emphasis on Persistence, Quality and efficiency requirements, Commitment and Search for information that obtained the best results. The study revealed that most employees have a high perception of the dimensions of the intrapreneurial culture, with highlights for Organizational Identification and Reward. The test of correlations between the factors of the two constructs did not confirm the existence of significant relationships between them. This study contributes to the development of academic research in the field of corporate entrepreneurship in the public sector, as well as to the evolution of organizational practices at the IFNMG, since the results indicate the existence of entrepreneurial skills in all servers, which can be intensified through the adoption of strategies and actions aimed at innovation and corporate entrepreneurship. It is also considered that the IFNMG's experiences for strengthening intra-entrepreneurial culture and disseminating innovation may be replicated in other Brazilian federal educational institutions.
Palavras-chave: Empreendedorismo corporativo
Cultura intraempreendedora
Competências empreendedoras
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35494
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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