https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35461
Tipo: | Tese |
Título: | Os saberes docentes que norteiam a prática pedagógica dos professores de ensino coletivo de violão em classes de iniciantes |
Título(s) alternativo(s): | The teaching knowledge that guides the pedagogical practice of collective guitar teaching teachers in beginners' classes |
Autor(es): | Macêdo, Mabel |
Primeiro Orientador: | Tourinho, Cristina |
metadata.dc.contributor.referee1: | Leite, Jaqueline Câmara |
metadata.dc.contributor.referee2: | Brazil, Marcelo Alves |
metadata.dc.contributor.referee3: | Matos, Robson Barreto |
metadata.dc.contributor.referee4: | Braga, Simone Marques |
metadata.dc.contributor.referee5: | Tourinho, Cristina |
Resumo: | A finalidade desta pesquisa foi investigar os saberes docentes que norteiam a prática pedagógica de professores de ensino coletivo de violão na utilização de um material didático com alunos iniciantes. Para este propósito foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente e as fontes sociais de aquisição. Esta pesquisa foi configurada como um estudo multicasos, onde cada professor de violão – sua prática e seu discurso – concebeu um caso distinto. Participaram deste estudo, três professores de violão, licenciados em música, localizados em diferentes etapas da carreira profissional. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif e Huberman, complementados por outros autores da literatura educacional e músico-educacional. Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. De igual forma foram tratados nesta pesquisa, outros elementos relacionados à função do professor de violão, como algumas particularidades desta atividade e as relações entre formação profissional e docência. |
Abstract: | The purpose of this research was to investigation the knowledges groups that guide the pedagogic practice of teachers of collective guitar teaching in the use of a didactic material with beginning students. For this purpose was observed the mobilization of the several knowledges in the speech and in the educational practice, as well as the social sources of their acquisition. This research was configured as a multi-cases study, where each guitar teacher - his practice and speech - conceived a different case. The study included three guitar teachers, graduated in music, located at different stages of their professional career. The theoretical references were based on the studies of Tardif and Huberman, complemented by other authors of the educational and musician-educational literature. As a result, a specific typology of knowledge of this study was identified, discussed from the temporal element. Similarly, other elements related to the role of the guitar teacher were treated in this research, such as some particularities of this activity and the relationship between professional formation and the teaching, have been studied. |
Palavras-chave: | Saberes docentes Formação de professores Ensino coletivo de violão Professores de violão |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Música |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
Citação: | MACÊDO, M. Os saberes docentes que norteiam a prática pedagógica dos professores de ensino coletivo de violão em classes de iniciantes. 2019. 187 fl. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35461 |
Data do documento: | 5-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Tese (PPGMUS) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE para REPOSITÓRIO.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.