Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35461
Tipo: Tese
Título: Os saberes docentes que norteiam a prática pedagógica dos professores de ensino coletivo de violão em classes de iniciantes
Título(s) alternativo(s): The teaching knowledge that guides the pedagogical practice of collective guitar teaching teachers in beginners' classes
Autor(es): Macêdo, Mabel
Primeiro Orientador: Tourinho, Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Jaqueline Câmara
metadata.dc.contributor.referee2: Brazil, Marcelo Alves
metadata.dc.contributor.referee3: Matos, Robson Barreto
metadata.dc.contributor.referee4: Braga, Simone Marques
metadata.dc.contributor.referee5: Tourinho, Cristina
Resumo: A finalidade desta pesquisa foi investigar os saberes docentes que norteiam a prática pedagógica de professores de ensino coletivo de violão na utilização de um material didático com alunos iniciantes. Para este propósito foram observadas a mobilização dos saberes no discurso e na prática docente e as fontes sociais de aquisição. Esta pesquisa foi configurada como um estudo multicasos, onde cada professor de violão – sua prática e seu discurso – concebeu um caso distinto. Participaram deste estudo, três professores de violão, licenciados em música, localizados em diferentes etapas da carreira profissional. O referencial teórico teve como base os estudos de Tardif e Huberman, complementados por outros autores da literatura educacional e músico-educacional. Como resultado, foi identificada uma tipologia de saberes específica deste estudo, discutida a partir do elemento temporal. De igual forma foram tratados nesta pesquisa, outros elementos relacionados à função do professor de violão, como algumas particularidades desta atividade e as relações entre formação profissional e docência.
Abstract: The purpose of this research was to investigation the knowledges groups that guide the pedagogic practice of teachers of collective guitar teaching in the use of a didactic material with beginning students. For this purpose was observed the mobilization of the several knowledges in the speech and in the educational practice, as well as the social sources of their acquisition. This research was configured as a multi-cases study, where each guitar teacher - his practice and speech - conceived a different case. The study included three guitar teachers, graduated in music, located at different stages of their professional career. The theoretical references were based on the studies of Tardif and Huberman, complemented by other authors of the educational and musician-educational literature. As a result, a specific typology of knowledge of this study was identified, discussed from the temporal element. Similarly, other elements related to the role of the guitar teacher were treated in this research, such as some particularities of this activity and the relationship between professional formation and the teaching, have been studied.
Palavras-chave: Saberes docentes
Formação de professores
Ensino coletivo de violão
Professores de violão
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Música
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Citação: MACÊDO, M. Os saberes docentes que norteiam a prática pedagógica dos professores de ensino coletivo de violão em classes de iniciantes. 2019. 187 fl. Tese (Doutorado em Música) – Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35461
Data do documento: 5-Nov-2019
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE para REPOSITÓRIO.pdf2,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.