Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3543
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Um olhar sobre as avaliações de Cursos de Graduação em Enfermagem |
Other Titles: | Revista Brasileira de Enfermagem |
Authors: | Lopes Neto, David Teixeira, Elizabeth Vale, Euclea Gomes Cunha, Fátima Scarparo Xavier, Iara de Moraes Fernandes, Josicelia Dumet Shiratori, Kaneji Reibnitz, Kenya Schimidt Sordi, Mara Regina Lemes de Barbieri, Márcia Bocardi, Maria Inês Brandão |
metadata.dc.creator: | Lopes Neto, David Teixeira, Elizabeth Vale, Euclea Gomes Cunha, Fátima Scarparo Xavier, Iara de Moraes Fernandes, Josicelia Dumet Shiratori, Kaneji Reibnitz, Kenya Schimidt Sordi, Mara Regina Lemes de Barbieri, Márcia Bocardi, Maria Inês Brandão |
Abstract: | A investigação teve como objetivo, partindo do índice de aderência dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Enfermagem às Diretrizes Curriculares Nacionais, analisar qualitativamente potencialidades e fragilidades dos cursos. Estudo descritivo, comparativo, tendo como base os relatórios dos processos avaliativos conduzidos pelo INEP/MEC. Amostra constituída pelos relatórios para fins de reconhecimento e renovação de reconhecimento, realizados no período de 2002 a 2006, relativos a 12 cursos de graduação. Foram analisados 8 cursos localizados nos quartis superior e 4 no inferior. O estudo revelou fortalezas e fraquezas dos cursos nas três dimensões dos relatórios de avaliação, e aponta para a necessidade das escolas/cursos buscarem melhor vinculação entre a adoção das bases epistemológicas presentes nas DCN/ENF e as propostas nos PPC/ENF. |
Keywords: | Educação em enfermagem Avaliação educacional Programas de graduação em enfermagem Education Nursing Educational measurement Diploma nursing programs Educación en enfermería Evaluación educacional Programas de graduación en enfermería |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3543 |
Issue Date: | 2008 |
Appears in Collections: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.