Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35428
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: A mediação cultural e apropriação da informação musical a partir da regência
Other Titles: Cultural mediation and the appropriation of musical information from the regency
La mediación cultural y la apropiación de la información musical de la regencia
metadata.dc.creator: Silva, Cecília Nascimento da
Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Santos, Raquel do Rosário
metadata.dc.description.resumo: A música é uma prática social considerada, nesta pesquisa, como uma relevante fonte de informação, que pode auxiliar a formação cognitiva, cultural e profissional dos sujeitos no processo de criação de estratégias e democratização do acesso à cultura. Objetivo: Esta comunicação teve o objetivo de investigar se a regência do Maestro Carlos Prazeres, no espetáculo Cineconcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), tem propiciado o acesso e a apropriação da informação, porquanto isso contribui para despertar o gosto do público pela música clássica e aproximá-lo da Orquestra e identificar a relevância da atuação do bibliotecário na intensificação do processo de acesso e apropriação da informação realizada pelo Maestro. Embasamento teórico: O referencial teórico e o empírico foram baseados nos aspectos conceituais de mediação cultural, mediação da informação e informação musical. Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa, em que foi empregada o método de estudo de caso, é de natureza descritiva, e o objeto de investigação foi a OSBA. Para coletar os dados, foram adotadas as seguintes técnicas: entrevista com o Maestro Carlos Prazeres; aplicação de questionário com o público do Cineconcerto e a observação direta da relação entre o Maestro e o público. Resultados: Depois de analisar os dados coletados, constatamos que a regência do Maestro Carlos Prazeres no Cineconcerto se configura como uma ação consciente de mediação cultural que favorece o acesso à informação musical e possibilita que o público se aproprie da informação e dos bens culturais. Conclusão: Concluímos que esse é um ambiente propício para o bibliotecário atuar como mediador cultural e da informação, o que contribui para potencializar as ações desenvolvidas pelos demais agentes culturais.
Abstract: Music is a social practice considered, in this research, as a relevant source of information, which can help the cognitive, cultural and professional formation of the subjects in the process of creating strategies and democratizing access to culture. Objective: this communication aimed to investigate whether conducting by Maestro Carlos Prazeres, in the show Cineconcerto da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), has propitiated the access and the appropriation of information that contributes to arousing the public’s taste for classical music and bring them closer to the Orquestra and identify the relevance of the librarian’s performance in intensifying the process of access and appropriation of information performed by the Maestro. Theoretical background: The theoretical and empirical reference were based on the conceptual aspects of cultural mediation, mediation of information and musical information. Methodology: As for the methodology, the research, in which the case study method was employed, is of a descriptive nature, and the investigation object was the OSBA. To collect the data, the following techniques were adopted: interview with Maestro Carlos Prazeres; application of a questionnaire with the audience of the Cineconcerto and direct observation of the relationship between the conductor and the audience. Results: After analyzing the data collected, we found that the conductor of Maestro Carlos Prazeres at the Cineconcerto is configured as a conscious action of cultural mediation that favors access to musical information and allows the public to appropriate information and cultural goods. Conclusion: We conclude that this is a favorable environment for the librarian to act as cultural and information mediator, which contributes to potentiate the actions developed by others cultural agents.
Keywords: Mediação da informação
Mediação cultural
Música
Orquestra Sinfônica da Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
Citation: SILVA, Cecília Nascimento da; SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; SANTOS, Raquel do Rosário. A mediação cultural e apropriação da informação musical a partir da regência. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 14, n. 1, p. 114-130, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.30555
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n1.2021.30555
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35428
Issue Date: 2021
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo-Cecilia-N-da-Silva-Ana-C-M-de-Sousa-Raquel-do-R-Santos.pdfArtigo - Cecilia N. da Silva, Ana C. M. de Sousa, Raquel do R. Santos466,97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.