Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35426
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Mediação da leitura no processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento identitário e oprotagonismo dos sujeitos sociais
Título(s) alternativo(s): Reading mediation in the process of attributing sense and significance for identity and protagonism recognition of social subjects
Autor(es): Santos, Raquel do Rosário
Sousa, Ana Claudia Medeiros de
Assis, Pamela Oliveira
Sousa, Gisele Meneses de Paula Almeida
Santos, João Manoel Santana Ferreira
SIlva, Tamiris Barros
Resumo: Ao compreender o ato de ler como subjetivo, cultural e político, é necessário refletir sobre como a mediação da leitura pode contribuir para que os sujeitos compreendam seu sentido e o significado e para construir efortalecer seu processo identitário e o protagonismo social. Para tanto, é fundamental aprofundar as pesquisas que demonstram a importância da mediação da leitura nesse processo. Nessa perspectiva, este artigo tem o objetivo de evidenciar, a partir da literatura da Ciência da Informação e áreas correlatas, que trata da mediação da leitura, aspectos que abordam o processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento e o fortalecimento identitário como basilar para o alcance do protagonismosocial. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e tem como método o bibliográfico, relacionando aspectos conceituais e analíticos que subsidiaram o estudo. Os resultados indicaram que as atividades de mediação da leitura podem despertar o gosto e o prazer pela leitura (literária, artística, musical etc.) -o que requer do agente mediador que considere os contextos socioculturais em que os sujeitos estão inseridos -e que a mediação consciente da leitura colabora para a formação dos sujeitos, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, e apresenta um caráter (trans)formador no desenvolvimento de leitores críticos, conscientes e autônomos, impulsionando-os a alcançar o protagonismo social.
Abstract: When understanding the act of reading as subjective, cultural and political, it isnecessary to reflect on how reading mediation can contribute for the subjects to understand its sense and significance and to build and strengthen their identity process and social protagonism. Therefore, it is RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., ISSN 1983-5213, Brasília, v. 14, n. 3, p. 930-944,set./dez. 2021. 931fundamental to deepen the research that demonstrates the importance of reading mediation in this process. In this perspective, this article aims to highlight, from the Information Science literature and related areas , which deals with reading mediation, aspects that address the process of attributing sense and significance for identity recognition and strengthening as basic to achieve social protagonism. This research is characterized as qualitative and uses the bibliographic method, relating conceptual and analytical aspects that supported this study. The results indicated that reading mediation actions can awaken the taste and pleasure for reading (literary, artistic, musical, etc.) -which requires the mediating agent to consider the socio-cultural contexts in which the subjects integrate -and also that conscious reading mediation contributes to form the subjects, both individually and collectively, and has a (trans)formative character in the development of critical, conscious and autonomous readers, stimulating them to achieve social protagonism.
Palavras-chave: Mediação da leitura
Sentido e significado
Identidade
Protagonismo social
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: Santos, Raquel do Rosário et al. Mediação da leitura no processo de atribuição de sentido e significado para o (re)conhecimento identitário e o protagonismo dos sujeitos sociais. RICI: R.Ibero-amer. Ci. Inf., Brasília, v. 14, n. 3, p. 930-944,set./dez. 2021.
Identificador DOI: https://doi.org/10.26512/rici.v14.n3.2021.37458
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35426
Data do documento: Set-2021
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
114833.pdf291,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.