Campo DC | Valor | Idioma |
dc.creator | Oliveira, Rafael Anunciação | - |
dc.creator | Carmo, Maria Beatriz Barreto do | - |
dc.creator | Veras, Renata Meira | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-31T16:08:52Z | - |
dc.date.available | 2022-05-31T16:08:52Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, R. A.; CARMO, M. B. B. ; VERAS, R. M. A entrada de novos sujeitos epistêmicos na universidade e os desafios da vivência acadêmica. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 11898-11911, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2525-8761 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35392 | - |
dc.description.abstract | The Brazilian University of the 1920s, brings in its foundations a tradition of academic
knowledge that culminates in a false ideology of horizontal relationship between different
social groups that, in practice, according to Da Silva (2017), contributes to strengthen the
white-European epistemology and propagate the history of individuals belonging to
underrepresented minorities under a view of the colonizers. In this sense, this paper
proposed to discuss, from a descriptive literature review, about the entry of new epistemic
subjects in higher education and the challenges related to which these individuals,
previously invisibilized or disregarded as subjects of knowledge, are susceptible during
the period of academic experience. Based on this finding and in view of what has been
described, we discuss the need to promote transdisciplinarity and transculturality as an
initiative for decreasing dropout rates, to establish dialogues and articulatory practices
with sociocultural knowledge excluded from the maps of epistemes as an initiative for
possible interventions that can base and contribute to actions of well-being, confrontation
of psychological suffering in college students and the effectiveness of stimulating
healthier, more humane and supportive experiences in the academic environment. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Brazilian Journal of Development | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Saúde Mental | pt_BR |
dc.subject | Sujeitos Epistêmicos | pt_BR |
dc.subject | Vivência Acadêmica | pt_BR |
dc.subject.other | Higher Education | pt_BR |
dc.subject.other | Mental Health | pt_BR |
dc.subject.other | Epistemic Subjects | pt_BR |
dc.subject.other | Academic Experiences | pt_BR |
dc.title | A entrada de novos sujeitos epistêmicos na universidade e os desafios da vivência acadêmica | pt_BR |
dc.title.alternative | The entrance of new epistemic subjects in the university and the challenges of the academic experience | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.citation.volume | 8 | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.citation.spage | 11898 | pt_BR |
dc.citation.epage | 11911 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n2-230 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Universidade brasileira da década de 1920, traz em seus fundamentos uma tradição de
conhecimento acadêmico que culmina em uma falsa ideologia de relação de horizontalidade entre os diferentes grupos sociais que, na prática, consoante com Da Silva (2017), contribui para reforçar a epistemologia branco-europeia e propagar a história dos indivíduos pertencentes às minorias subrepresentadas sob um olhar dos colonizadores. Nesse sentido, este trabalho propôs-se a discutir, a partir de uma revisão da literatura de caráter descritivo, sobre a entrada de novos sujeitos epistêmicos na educação superior e os desafios atrelados aos quais estes indivíduos, antes invisibilizados ou desconsiderados como sujeitos de conhecimento, estão suscetíveis durante o período da vivência acadêmica. A partir dessa constatação e diante do descrito, discute-se a necessidade de promover a transdisciplinaridade e a transculturalidade como iniciativa para o decréscimo das taxas de evasão, a estabelecer diálogos e práticas articulatórias com saberes socioculturais excluídos dos mapas das epistemes como uma iniciativa para possíveis intervenções que possam embasar e contribuir para ações de bem-estar, enfrentamento do sofrimento psíquico nos estudantes universitários e na eficácia do estímulo de vivências mais saudáveis, humanas e solidárias no ambiente acadêmico. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGEISU)
|