Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Rafael Anunciação-
dc.creatorCarmo, Maria Beatriz Barreto do-
dc.creatorVeras, Renata Meira-
dc.date.accessioned2022-05-31T16:08:52Z-
dc.date.available2022-05-31T16:08:52Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, R. A.; CARMO, M. B. B. ; VERAS, R. M. A entrada de novos sujeitos epistêmicos na universidade e os desafios da vivência acadêmica. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 11898-11911, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2525-8761pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35392-
dc.description.abstractThe Brazilian University of the 1920s, brings in its foundations a tradition of academic knowledge that culminates in a false ideology of horizontal relationship between different social groups that, in practice, according to Da Silva (2017), contributes to strengthen the white-European epistemology and propagate the history of individuals belonging to underrepresented minorities under a view of the colonizers. In this sense, this paper proposed to discuss, from a descriptive literature review, about the entry of new epistemic subjects in higher education and the challenges related to which these individuals, previously invisibilized or disregarded as subjects of knowledge, are susceptible during the period of academic experience. Based on this finding and in view of what has been described, we discuss the need to promote transdisciplinarity and transculturality as an initiative for decreasing dropout rates, to establish dialogues and articulatory practices with sociocultural knowledge excluded from the maps of epistemes as an initiative for possible interventions that can base and contribute to actions of well-being, confrontation of psychological suffering in college students and the effectiveness of stimulating healthier, more humane and supportive experiences in the academic environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian Journal of Developmentpt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectSujeitos Epistêmicospt_BR
dc.subjectVivência Acadêmicapt_BR
dc.subject.otherHigher Educationpt_BR
dc.subject.otherMental Healthpt_BR
dc.subject.otherEpistemic Subjectspt_BR
dc.subject.otherAcademic Experiencespt_BR
dc.titleA entrada de novos sujeitos epistêmicos na universidade e os desafios da vivência acadêmicapt_BR
dc.title.alternativeThe entrance of new epistemic subjects in the university and the challenges of the academic experiencept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.citation.spage11898pt_BR
dc.citation.epage11911pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n2-230pt_BR
dc.description.resumoA Universidade brasileira da década de 1920, traz em seus fundamentos uma tradição de conhecimento acadêmico que culmina em uma falsa ideologia de relação de horizontalidade entre os diferentes grupos sociais que, na prática, consoante com Da Silva (2017), contribui para reforçar a epistemologia branco-europeia e propagar a história dos indivíduos pertencentes às minorias subrepresentadas sob um olhar dos colonizadores. Nesse sentido, este trabalho propôs-se a discutir, a partir de uma revisão da literatura de caráter descritivo, sobre a entrada de novos sujeitos epistêmicos na educação superior e os desafios atrelados aos quais estes indivíduos, antes invisibilizados ou desconsiderados como sujeitos de conhecimento, estão suscetíveis durante o período da vivência acadêmica. A partir dessa constatação e diante do descrito, discute-se a necessidade de promover a transdisciplinaridade e a transculturalidade como iniciativa para o decréscimo das taxas de evasão, a estabelecer diálogos e práticas articulatórias com saberes socioculturais excluídos dos mapas das epistemes como uma iniciativa para possíveis intervenções que possam embasar e contribuir para ações de bem-estar, enfrentamento do sofrimento psíquico nos estudantes universitários e na eficácia do estímulo de vivências mais saudáveis, humanas e solidárias no ambiente acadêmico.pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Novos sujeitos epistêmicos_Artigo Rafael Anunciação.pdfNovos sujeitos epistêmicos _ Artigo Rafael Anunciação Oliveira241,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.