Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35357
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Criatura: turismo criativo como abordagem de desenvolvimento e gestão social
metadata.dc.creator: LIMA, Letícia de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Coelho Neto, Ernani
metadata.dc.contributor.referee1: Coelho Neto, Ernani
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, Fábio Almeida
metadata.dc.contributor.referee3: Schindler Júnior, Adelmo Fernando Ribeiro
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre o turismo criativo, que envolve o levantamento de boas práticas a partir das experiências dos projetos Loulé Criativo, Projeto TASA e Tertúlia Algarvia e a avaliação do potencial de uso dessa perspectiva como parâmetro para o desenvolvimento de novos produtos turísticos para a cidade de Salvador. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, através de estudo de caso holístico, executado nas cidades de Loulé e Faro – Portugal, local onde a prática da atividade turística criativa tornouse referência, em particular no segmento gastronômico. Criou-se uma tecnologia de gestão social por meio da confecção de um jogo e um conjunto de oficinas, que tem como objetivo informar, disseminar e familiarizar atores do trade turístico local sobre o turismo criativo e, em seguida, mostrar como a prática dessa atividade pode ser uma alternativa impactante e um instrumento de transformação e desenvolvimento do destino, construindo novas experiências turísticas criativas em um contexto pós-pandemia. A aplicação inicial da tecnologia será na cidade de Salvador, para, depois de testada e aprovada, ser replicada em outras cidades turísticas, onde o turismo cultural já se encontra massificado.
Abstract: This research proposes a study on creative tourism, which involves the survey of good practices from the experiences of the Loulé Criativo, TASA and Tertúlia Algarvia projects and the evaluation of the potential use of this approach as a parameter for the development of new tourism products for the city of Salvador. The methodological approach used was the qualitative one, through a holistic case study, performed in the cities of Loulé and Faro - Portugal, where the practice of the creative tourist activity became a reference, particularly in the gastronomic segment. A social management technology was created through the confection of a game and a set of workshops, which aims to inform, disseminate and familiarize local tourism trade actors about creative tourism and then show how the practice of this activity can be an impacting alternative and an instrument for transformation and development of the destination, building new creative tourism experiences in a post-pandemic context. The initial application of the technology will be in the city of Salvador, to be replicated in other tourist cities, where cultural tourism is already massified.
Keywords: Turismo criativo
Desenvolvimento territorial
Arranjos produtivos locais
Produtos turísticos criativos
metadata.dc.subject.cnpq: Desenvolvimento e Gestão Social
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Bahia
metadata.dc.publisher.initials: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35357
Issue Date: 20-Nov-2020
Appears in Collections:Dissertação (PDGS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRIATURA - TURISMO CRIATIVO COMO ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO E GESTAO SOCIAL.pdf8,14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.