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Tipo: Dissertação
Título: Ocas populares: uma interpretação propositiva sobre a gestão de organizações culturais populares
Título(s) alternativo(s): Ocas populares: a propositive Interpretation about management in popular cultural organizations
Autor(es): Pereira, Iago Itã de Almeida
Primeiro Orientador: França Filho, Genauto Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee1: França Filho, Genauto Carvalho de
metadata.dc.contributor.referee2: Vilutis, Luana
metadata.dc.contributor.referee3: Boullosa, Rosana de Freitas
Resumo: Esta pesquisa se debruçou sobre um conjunto específico de iniciativas organizacionais chamadas, no âmbito desse trabalho, de organizações culturais populares. Os atores correspondem àqueles grupos e entidades que desenvolvem atividades culturais de forma territorializada, comunitária e sem finalidade lucrativa. A problemática definida para esse processo de investigação parte de uma constatação teórica e empírica: a invisibilização da gestão em organizações culturais populares. Essas organizações são recorrentemente vistas como pouco críveis ou rudimentares em termos de gestão, uma vez que operam a partir de uma racionalidade divergente do secular paradigma da gestão empresarial. Do ponto de vista prático, isso tem gerado a imposição da visão empresarial sobre elas, como um modelo a ser seguido; a adoção de métricas gerencialistas, que avaliam a utilidade dessas organizações a partir de uma ideia de eficiência e eficácia; a utilização de instrumentos inadequados para mediar a relação entre elas e o Estado; a ausência de ferramentas de gestão que sejam coerentes com a racionalidade dessas organizações, entre outras consequências relacionadas com a incompreensão e invisibilização da gestão nesse tipo de organização. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral produzir conhecimento aplicado relativo aos saberes e às práticas em gestão de organizações culturais populares. Como resultados de um percurso metodológico que envolveu pesquisa de campo e desenvolvimento de produtos, o estudo gerou um modo de interpretar o “fazer gestão” nessas organizações, compreendendo-as por meio de uma metáfora: organizações culturais são ocas em seus territórios, traçando uma relação metafórica com as habitações tradicionais indígenas. Além desse resultado de cunho mais analítico, dois produtos tecnológicos foram criados: o primeiro deles foi um e-book com um conjunto de casos para o ensino em gestão, material de finalidade pedagógica a ser utilizado em processos de ensino- aprendizagem, dentro ou fora da academia. Tal material foi construído a partir de práticas, relatos e situações reais de dez organizações culturais das cinco regiões do Brasil, que atuam com diferentes expressões artístico-culturais em seus territórios; o segundo produto foi uma ferramenta de gestão, em formato de brinquedo, voltada para a mediação de diálogo e reflexão interna em organizações culturais populares. O brinquedo, chamado Carimboca, utiliza-se de dimensões e perguntas geradoras para criar um momento lúdico de autoavaliação coletiva entre os membros da organização.
Abstract: This research focused on a specific set of organizational initiatives called, within this work, popular cultural organizations. The actors correspond to those groups and entities that develop cultural activities on a specific territory, community, and non-profitable way. The defined problem for this research process initiates on a theoretical and empirical observation: the invisibility of management in popular cultural organizations. These organizations are recurrently seen as little credible or rudimentary in terms of management since they operate from a divergent rationality on the secular paradigm of business management. From a practical point of view, this has led to impose a business vision upon them, as a model to be followed; the adoption of management metrics, which assess the practices of these organizations from an idea of efficiency and efficacy; the use of inadequate instruments to mediate the relationship between them and the State; the absence of management tools which are consistent with the rationality of these organizations, among other consequences related to the misunderstanding and invisibility of management in this type of organization. Therefore, this research had as general objective to produce applied knowledge related to the knowledge and management practices in popular cultural organizations. As the results of the methodological path that involved field research and development of products, the study generated a way of interpreting “management” in these organizations, understanding them through a metaphor: cultural organizations are huts in their territories, tracing a relationship with traditional indigenous dwellings. Besides this result of a more analytical nature, two technological products were created: the first of them was an e-book with a set of cases for teaching in management, pedagogical purpose material which can be used in teaching-learning processes, in or out of the university. Such material was built from practices, reports and situations of ten cultural organizations from the five regions of Brazil that work with different artistic-cultural expressions in their territories; the second product was a management tool, in toy format, aimed at mediation of dialogue and internal reflection in popular cultural organizations. The toy, called Carimboca, uses dimensions and question generation to create a playful moment of collective self-assessment among the members of the organization.
Palavras-chave: Organizações culturais populares
Gestão cultural
Estudos organizacionais
Gestão social.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
Citação: PEREIRA, Iago Itã. Ocas Populares: Uma Interpretação Propositiva Sobre a Gestão em Organizações Culturais Populares.188 f. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social) – Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35345
Data do documento: 10-Fev-2021
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