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Tipo: Dissertação
Título: Marketing e competitividade no turismo da Bahia
Autor(es): Mendonça Junior, Érico Pina
Primeiro Orientador: Almeida, Gilberto
metadata.dc.contributor.referee1: Almeida, Gilberto
metadata.dc.contributor.referee2: Ladeira, Rodrigo
metadata.dc.contributor.referee3: Cardoso, Cláudio
Resumo: Esta dissertação trata de questões relacionadas ao marketing e a competitividade do turismo no Estado da Bahia, buscando integrar conceitos de organizações de aprendizagem como forma de obtenção de melhores resultados, tanto na competitividade quanto no marketing turístico do produto Bahia. Utilizou-se de duas pesquisas específicas onde se buscou a opinião do operador de turismo internacional sobre a Bahia como destino turístico comparando-a a outros produtos similares em nível mundial. Em seguida buscou-se avaliar a percepção da marca Bahia perante o mercado nacional através da técnica de pesquisa do Focus Group, na cidade de São Paulo, por tratar-se do maior mercado emissor para a Bahia. Esta última pesquisa visava também um maior aprofundamento na percepção do consumidor de turismo sobre o ato de viajar e a escolha de um destino. Os resultados das pesquisas confrontados com o referencial bibliográfico usado, demonstraram o perfil de um “novo turista”, mais atento às características de ordem sócio-culturais, enfatizando ainda valores ecológicos, que, reunidos, possam propiciar a vivencia de novas experiências quando na realização de uma viagem. Confrontando-se ainda essas conclusões aos modelos de gestão empresarial vigentes na Bahia, pôde-se constatar uma inércia do trade frente às novas prerrogativas exigidas pelo turismo na atualidade, sobretudo na necessidade premente de constituírem-se alianças estratégicas que permitam formatar e gerir produtos que venham de encontro a essa nova realidade do turismo.
Abstract: This dissertation aims to approach questions related to tourism marketing and competitivity in the state of Bahia, seeking to integrate the learning organization concepts as a way to obtain better results, not only in competitivity but in marketing of the Bahia product. The research for this dissertation was performed via two specific inquiries in order to ascertain the international tour operators’ opinion about Bahia as a tourism destination, comparing it to others similar products in the world. Subsequently, through a focus group, this dissertation evaluated the perception of the Bahia brand in the São Paulo market, because this city represents the major national market for Bahia. The focus groups also aim to get information on how the decision to travel was made and how the destination was chosen. The results demonstrate the appearance of a new tourist profile, more concerned with socio-cultural matters and emphasizing ecological values that will generate new experiences. Comparing these data with the business culture of the Bahia tourism trade, it is possible to conclude that there is a gap between the new tourism trends and the current emphasis by the tourism sector. Forming strategic alliances that create, offer and manage these new tourism products for this new tourist can narrow this gap.
Palavras-chave: Marketing de serviços (Turismo) - Bahia
Turismo - Bahia
Marketing
Competitividade
Turismo - Alianças Estratégicas - Organizações de Aprendizagem - Marca Bahia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35340
Data do documento: 7-Jul-2003
Aparece nas coleções:Dissertação de Mestrado Profissional (NPGA)

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