Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35334
Tipo: Outros
Título: A formação do docente universitário nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI
Autor(es): Guimarães, Fernanda Xavier
Resumo: Esta live faz parte do projeto Registros de Informação: diálogos entre a Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação (CI); coordenado pela Superintendente do Sistema Universitário de Bibliotecas (SIBI /UFBA), professora Ivana Borges Lins, em parceria com o Instituto de Ciência da Informação (ICI) /UFBA. Live mediada pela Profª Drª Maria Isabel Barreira (ICI/UFBA). Durante a apresentação, Drª Fernanda Xavier Guimarães (bibliotecária do SIBI/UFBA) destacou pontos de sua pesquisa para compor a tese de doutorado. O problema questiona como os cursos de pós-graduação stricto sensu dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (CI) brasileiros têm formado docentes para educação superior. Foram analisados programas pertencentes a universidades localizados nas 5 regiões do Brasil e do Instituto Brasileiro de Informação em ciência e Tecnologia (IBCT), a análise realizada seguiu critérios preestabelecidos. Fernanda Xavier Guimarães finalizou sua fala expondo alguns resultados e considerações decorrentes da pesquisa, como: a necessidade de reformulação na estrutura curricular dos cursos, conteúdos ineficientes para formação do docente, ausência de formação pedagógica dentre outros.
Abstract: This live is part of the Information Records project: dialogues between Librarianship, Archival Science and Information Science (CI); coordinated by the Superintendent of the University Library System (SIBI/UFBA), Professor Ivana Borges Lins, in partnership with the Information Science Institute (ICI)/UFBA. Live mediated by Prof Dr Maria Isabel Barreira (ICI / UFBA). During the presentation, Dr. Fernanda Xavier Guimarães (librarian at SIBI/UFBA) highlighted points of her research to compose her doctoral thesis. The problem questions how the stricto sensu postgraduate courses of the Postgraduate Programs in Information Science (IC) have trained professors for higher education. Programs belonging to universities located in the 5 regions of Brazil and the Brazilian Institute of Information in Science and Technology (IBCT) were analyzed. The analysis followed pre-established criteria. Fernanda Xavier Guimarães ended her speech by exposing some results and considerations arising from the research, such as: the need to reformulate the curricular structure of the courses, inefficient content for teacher training, lack of pedagogical training, among others.
Palavras-chave: Docente universitário - formação
Universidades e faculdades - pós-graduação
Universidades e faculdades – corpo docente
Professores universitários
Ciência da Informação
University teacher - training
Universities and faculties - graduate
Universities and faculties – teaching staff
University teachers
Information Science
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35334
Data do documento: 29-Jul-2020
Aparece nas coleções:Vídeos (SIBI)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.