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Tipo: Tese
Título: Ensino-aprendizagem da improvisação organizacional: prática teatral, corporal e gerencial
Título(s) alternativo(s): Teaching- learning of organizational improvisation: theatrical, body and managerial practice
Autor(es): Barbosa, Fernanda Paquelet Moreira
Primeiro Orientador: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Davel, Eduardo Paes Barreto
metadata.dc.contributor.referee2: Ficher, Tânia Maria Diederichs
metadata.dc.contributor.referee3: Flores - Pereira, Maria Tereza
metadata.dc.contributor.referee4: Cunha, Miguel Pina e
metadata.dc.contributor.referee5: Denovaro, Daniel Backer
Resumo: A gestão lida, constantemente, com mudanças e imprevistos, como as pesquisas sobre improvisação organizacional revelam há mais de duas décadas. Entretanto, os gestores ainda são formados para enfrentar situações de estabilidade e não as de turbulência organizacional. Carecemos de conhecimento em ensino-aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de habilidades de improvisação organizacional. Esta pesquisa qualitativa visa problematizar, propor e discutir princípios, processos e práticas de ensino-aprendizagem que promovam o desenvolvimento da habilidade de improvisação organizacional. A pesquisa ancora-se em teorias sobre improvisação organizacional, improvisação teatral e ensino-aprendizagem da Administração. A pesquisa empírica resulta de três anos de ensino de improvisação organizacional com base na improvisação teatral em uma escola de administração. A metodologia qualitativa baseou-se em uma abordagem artística e em diversas fontes de informação. As técnicas utilizadas foram a observação direta, a análise de documentos, entrevistas coletivas e análise de narrativas. A tese é composta de cinco artigos. O objetivo do primeiro artigo é sistematizar os avanços na produção acadêmica sobre improvisação organizacional e discutir sua integração no ensino-aprendizagem da administração. Como resultado, foi elaborado (a) um conjunto atualizado de relevâncias e temáticas relacionadas à improvisação organizacional e (b) um conjunto de abordagens educacionais e perspectivas para melhor integrar a improvisação no ensino-aprendizagem da Administração. O objetivo do segundo artigo é integrar os estudos sobre arte e metodologia de pesquisa, trazendo suas contribuições para potenciais aplicações no campo da Administração. Como resultado foi elaborada uma proposta da arte como fundamento epistemológico, como fonte de conhecimento e como fonte de análise e interpretação do material empírico para potenciais aplicações no campo da Administração. O objetivo do terceiro artigo é compreender as implicações da improvisação teatral nos processos de ensino-aprendizagem da improvisação organizacional. O resultado foi a elaboração de sinergias (lógica da prática, praticar a narrativa, criatividade e corporalidade) e entropias (vergonha de praticar, medo de errar e hábito de dispersar) que explicam as implicações da improvisação teatral para o ensino da improvisação organizacional no contexto da formação de gestores. O objetivo do quarto artigo é explorar como a improvisação teatral incorpora o ensino-aprendizagem da improvisação organizacional. O resultado foi organizado em três tipos de práticas de aprendizagem: relacionalidade (consigo mesmo, com os outros, com regras, com o todo e com criatividade), emocionalidade (alegria, surpresa e ansiedade) e espontaneidade (relaxamento e intuição). O objetivo do quinto artigo é suscitar a aprendizagem sobre: (a) a importância crucial da improvisação para as organizações e gestores contemporâneos, (b) o papel da imperfeição, cooperação e competição para a prática da improvisação organizacional e (c) os desafios e competências de improvisação para gestores. O resultado foi a produção de um caso para ensino sobre a improvisação em um contexto de gestão de um festival cultural.
Abstract: Management is constantly dealing with changes and unforeseen events, as research on organizational improvisation has shown for more than two decades. However, managers are still trained to face situations of stability and not those of organizational turmoil. We lack knowledge in teaching-learning aimed at developing organizational improvisation skills. This qualitative research aims to problematize, propose and discuss principles, processes and teaching-learning practices that promote the development of organizational improvisation skills. The research is based on theories about organizational improvisation, theater improvisation and Administration teaching-learning. The empirical research results from three years of teaching organizational improvisation based on theatrical improvisation in a business school. The qualitative methodology was based on an artistic approach and on different sources of information. The techniques used were direct observation, document analysis, press conferences and narrative analysis. The thesis consists of five articles. The objective of the first article is to systematize the advances in academic production on organizational improvisation and discuss its integration in the teaching-learning of administration. As a result, (a) an updated set of relevance and themes related to organizational improvisation was elaborated and (b) a set of educational approaches and perspectives to better integrate improvisation in the teaching-learning of Administration. The objective of the second article is to integrate studies on art and research methodology, bringing their contributions to potential applications in the field of Administration. As a result, a proposal of art as an epistemological foundation, as a source of knowledge and as a source of analysis and interpretation of empirical material for potential applications in the field of Administration was elaborated. The aim of the third article is to understand the implications of theatrical improvisation in the teaching-learning processes of organizational improvisation. The result was the elaboration of synergies (logic of practice, practicing narrative, creativity and corporeality) and entropies (shame to practice, fear of making mistakes and habit of dispersing) that explain the implications of theatrical improvisation for teaching organizational improvisation in the context the training of managers. The aim of the fourth article is to explore how theatrical improvisation incorporates the teaching-learning of organizational improvisation. The result was organized into three types of learning practices: relationality (with oneself, with others, with rules, with the whole and with creativity), emotionality (joy, surprise and anxiety) and spontaneity (relaxation and intuition). The purpose of the fifth article is to encourage learning about: (a) the crucial importance of improvisation for contemporary organizations and managers, (b) the role of imperfection, cooperation and competition for the practice of organizational improvisation and (c) the challenges and improvisation skills for managers. The result was the production of a case for teaching about improvisation in the context of managing a cultural festival.
Palavras-chave: Improvisação organizacional
Ensino - aprendizagem
Pesquisa com arte
Ensino da improvisação
Corporalidade
CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA)
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35324
Data do documento: 17-Dez-2021
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