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dc.creatorSantos Filho, Carlos Alberto Mota-
dc.date.accessioned2022-05-24T12:13:46Z-
dc.date.available2022-05-24T12:13:46Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Carlos Alberto Mota. Uma proposta para encontrar raízes de funções utilizando os métodos numéricos da bisseção e Newton-Raphson no ensino médio. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufba.br/handle/ri/35320-
dc.description.abstractIn this work, we present a proposal for teaching the numerical methods of bisection and Newton-Raphson for high school students. Initially, we study some ways to find real roots of polynomial functions. Posteriorly, we superficially approach the concept of continuous functions and intuitively describe the Intermediate Value Theorem. Finally, we present numerical methods without use the formal concept of derivative as learned in higher education. In the applications of each method, we use the iterative process to find approximate solutions and compare these results with those found in the Geogebra software. Analyzing the results, we can verify which was the most efficient method.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.subjectRaízes de funçõespt_BR
dc.subjectFunções contínuaspt_BR
dc.subjectMétodos numéricos e aplicaçõespt_BR
dc.subject.otherFunction Rootspt_BR
dc.subject.otherContinuous functionspt_BR
dc.subject.otherNumerical methods and applicationspt_BR
dc.titleUma proposta para encontrar raízes de funções utilizando os métodos numéricos da bisseção e de Newton-Raphson no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeA proposal to find roots of functions using the numerical methods of bisection and Newton-Raphson in high schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649747159225778pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, José Nelson Bastos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1649747159225778pt_BR
dc.contributor.referee2Yartey, Joseph Nee Anyah-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3102354032483439pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Jorge Costa do-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8476759528373763pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7118439773315344pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino dos métodos numéricos da bisseção e de Newton-Raphson para os alunos do ensino médio. Inicialmente, estudamos algumas formas de encontrar raízes reais de funções polinomiais. Posteriormente, abordamos superficialmente o conceito de funções contínuas e descrevemos de forma intuitiva o Teorema do Valor Intermediário. Finalmente, apresentamos os métodos numéricos sem utilizar o conceito formal de derivada como se aprende no ensino superior. Nas aplicações de cada método, utilizamos o processo iterativo para encontrar soluções aproximadas e comparamos estes resultados com os encontrados no software Geogebra. Analisando os resultados, podemos constatar qual foi o método mais eficiente.pt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
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