https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35320
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos Filho, Carlos Alberto Mota | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-24T12:13:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-24T12:13:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS FILHO, Carlos Alberto Mota. Uma proposta para encontrar raízes de funções utilizando os métodos numéricos da bisseção e Newton-Raphson no ensino médio. 2022. 47 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35320 | - |
dc.description.abstract | In this work, we present a proposal for teaching the numerical methods of bisection and Newton-Raphson for high school students. Initially, we study some ways to find real roots of polynomial functions. Posteriorly, we superficially approach the concept of continuous functions and intuitively describe the Intermediate Value Theorem. Finally, we present numerical methods without use the formal concept of derivative as learned in higher education. In the applications of each method, we use the iterative process to find approximate solutions and compare these results with those found in the Geogebra software. Analyzing the results, we can verify which was the most efficient method. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.subject | Raízes de funções | pt_BR |
dc.subject | Funções contínuas | pt_BR |
dc.subject | Métodos numéricos e aplicações | pt_BR |
dc.subject.other | Function Roots | pt_BR |
dc.subject.other | Continuous functions | pt_BR |
dc.subject.other | Numerical methods and applications | pt_BR |
dc.title | Uma proposta para encontrar raízes de funções utilizando os métodos numéricos da bisseção e de Newton-Raphson no ensino médio | pt_BR |
dc.title.alternative | A proposal to find roots of functions using the numerical methods of bisection and Newton-Raphson in high school | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, José Nelson Bastos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649747159225778 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, José Nelson Bastos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1649747159225778 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Yartey, Joseph Nee Anyah | - |
dc.contributor.referee2ID | 0000-0002-8262-0486 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3102354032483439 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Nascimento, Jorge Costa do | - |
dc.contributor.referee3ID | 0000-0002-4307-2982 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8476759528373763 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7118439773315344 | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, apresentamos uma proposta de ensino dos métodos numéricos da bisseção e de Newton-Raphson para os alunos do ensino médio. Inicialmente, estudamos algumas formas de encontrar raízes reais de funções polinomiais. Posteriormente, abordamos superficialmente o conceito de funções contínuas e descrevemos de forma intuitiva o Teorema do Valor Intermediário. Finalmente, apresentamos os métodos numéricos sem utilizar o conceito formal de derivada como se aprende no ensino superior. Nas aplicações de cada método, utilizamos o processo iterativo para encontrar soluções aproximadas e comparamos estes resultados com os encontrados no software Geogebra. Analisando os resultados, podemos constatar qual foi o método mais eficiente. | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PROFMAT) |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.