Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35284
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Modelos de negócios para e-books em bibliotecas universitárias
Autor(es): Magalhães, Carolina de Souza Santana
Freire, Isa Maria
Resumo: A presente pesquisa parte da hipótese que os atuais modelos de negócios de e-Books não atendem satisfatoriamente aos critérios para gestão da livre circulação de livros nas bibliotecas universitárias brasileiras, respeitando os interesses e necessidades dos usuários. Diante desta questão definiu-se como objetivo investigar o livro digital e seus modelos de negócios no contexto da Universidade Federal da Bahia(UFBA), abordando aspectos sobre o mercado editorial, às políticas públicas que atendem à gestão desse artefato e, por fim, propor um modelo que viabilize uma prática eficaz de gestão, integrando à diversidade de coleções digitais existentes no contexto da UFBA. A abordagem metodológica é qualitativa e quantitativa, utilizando-se como métodos de coleta de dados o questionário via web e a entrevista estruturada com os agentes da cadeia de valor do livro digital. Os resultados parciais demonstraram uma variável da nossa argumentação: o crescimento da inserção do livro digital nas bibliotecas universitárias. Entretanto, o modelo de negócio de acesso às coleções, aponta uma nova relação entre editora, autor e biblioteca com coleções que são fluídas e mutáveis.
Abstract: The present research is based on the hypothesis that current e-book business models do not satisfactorily meet the criteria for managing the free circulation of books in Brazilian university libraries, while respecting the interests and needs of users. Faced with this issue, the objective was to investigate the digital book and its business models in the context of the Federal University of Bahia, addressing aspects about the publishing market, public policies that attend to the management of this artifact, and, finally, its management in the university libraries. The methodological approach is qualitative and quantitative, using the web-based questionnaire and the structured interview with the agents of the digital book value chain as methods of data collection. The partial results demonstrated a variable of our argument: the growth of the insertion of the digital book in university libraries. However, the business model of access to collections points to a new relationship between publisher, author and library with collections that are fluid and changeable.
Palavras-chave: Desenvolvimento de coleções
Livro digital
Livro eletrônico
ebook
Bibliotecas universitárias
Gestão de coleções digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: MAGALHÃES, Carolina de Souza Santana; FREIRE, Isa Maria. Modelos de negócios para e-books em bibliotecas universitárias. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, João Pessoa, v. 13, n. 1, p. 233-244, 2018.
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35284
Data do documento: 2018
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Carolina de Souza Santana Magalhães.pdf962,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.