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Tipo: Dissertação
Título: Uso das tecnologias digitais pelos estudantes da geração z: estudo em uma biblioteca escolar
Título(s) alternativo(s): Digital technologies use by generation z students: a research on a school library
Autor(es): Deveza, Janivalda Rocha de Jesus
Primeiro Orientador: Neves, Bárbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Barbara Coelho
metadata.dc.contributor.referee2: Miranda, Zeny Duarte de
metadata.dc.contributor.referee3: Sales, Kathia Marise Borges
Resumo: O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) provocou inúmeras transformações no cenário mundial, afetando significativamente a maneira como os indivíduos vivem, se relacionam, produzem, aprendem e apreendem a informação. É nesse novo cenário, chamado por Castells de “sociedade da Informação”, fruto da globalização, interligados pela rede das redes, a Internet, que nasce a Geração Z, chamada por Prenky (2001) de Nativos Digitais. Essa geração pensa, age, aprende e apreende de forma totalmente diferente da geração anterior, conhecida como Geração X ou Imigrantes Digitais. É tarefa do bibliotecário moldar os serviços da biblioteca escolar em que atua para atender, satisfatoriamente, as demandas desse novo usuário da informação. Neste sentido, o estudo busca identificar como as atividades realizadas pela biblioteca escolar SESI Reitor Miguel Calmon, a partir do uso das tecnologias digitais, podem contribuir com o processo de aprendizagem dos estudantes da geração Z, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Os sujeitos da pesquisa são estudantes do Ensino Médio. A pesquisa bibliográfica está embasada em autores das áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Educação, entendendo a inter-relação e convergência dessas áreas, buscando mostrar a interdisciplinaridade do estudo. O referencial teórico discorre sobre assuntos correlacionados com o tema, trazendo abordagens de teóricos que tratam sobre biblioteca escolar, geração Z, nativos digitais, tecnologia, TIC e seus usos na educação e no fazer biblioteconômico, destacando-se Campello, Presnky, Kenski, Castells , Kuhlthau, Palfrey e Gasser, dentre outros . A pesquisa foi desenvolvida por meio do método indutivo, abordagem qualitativa com a adoção de triangulação da pesquisa bibliográfica e estudo de caso, pesquisa de campo e pesquisa participante. Como técnica de coleta de dados utilizou-se a observação da rotina dos estudantes, durante a utilização dos serviços e atividades realizadas na biblioteca e a aplicação de questionário eletrônico, através de amostragem, realizada com estudantes do Ensino Médio Convencional (EMC) e Novo Ensino Médio (NEM). Esse estudo justifica-se por contribuir à sociedade civil, comunidade da Ciência da Informação e Educação, como também para a comunidade acadêmica e científica, e os respectivos sujeitos da pesquisa. A análise dos resultados aponta que os estudantes pesquisados gostam do ambiente físico da biblioteca, considerando aconchegante, com acervo diversificado, que desperta o interesse pela leitura, além de proporcionar a realização de atividades e serviços que favorecem a aprendizagem e o senso crítico. Foi pontuado a necessidade de ampliação e inovação das atividades da biblioteca escolar, com e sem uso das TIC. Essas sinalizações são de fundamental importância para melhoria contínua das atividades e serviços da biblioteca escolar em questão, não só para a geração Z como também, para as próximas gerações. Assim, conclui-se que a biblioteca escolar desempenha papel importante no processo de ensino e aprendizagem e que é fundamental a parceria entre professores e bibliotecários para a criação e desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria do processo de educação, principalmente com a utilização das tecnologias digitais.
Abstract: The Information and Communication New Technologies arrival caused several transformations on worldwide scenery, it is impacting significantly the people lifeway, their relationships, how they produce, learn and apreehend. It is on the new scenery that Castells named of Information Society’s, globalization product, connected by the network of networks, the Internet, that borns the Generation Z, named of Digital Natives by Prensky (2001). This generation thinks, acts, learns and apreehends in a such different way regarding the last generation, known as Generation X or Digital Immigrants. Mold the school library services is a librarian work, to satisfactory attending the new information user demands. Thus, the study aims to identify how executed activies from school library, trough the Information and Communication New Technologies can contributing to generation Z students learning process, in accordance with the school’s Pedagogical Politic Project (PPP). The research subjects are private High School students. The bibliographic research is based on authors from Librarianship, Information Science and Education areas, understanding the interrelation and convergence of areas, seeking to show the study interdisciplinarity. The theoretical reference discusses about related subjects to theme, bringing theoretical approaches that deal with school library, generation Z, digital natives, technology, ICT and their uses in education and in librarianship, especially Campello, Presnky, Kenski, Castells , Kuhlthau, Palfrey and Gasser, among others. The research was elaborated trough the induticve method, qualitative approach with the triangulation adoption of bibliographic research and case study, field research and participatory research. Was used the student routine observation how data collect tecniche, during the use of services and activities carried out on the library and questionaire eletronic aplication, through sampling, carried out with students from Conventional High School (CHS) and New High School (NHS). This study is justified for contributing to civil society, the Information Science and Education community, as well as to the academic and scientific community, and the respective research subjects. The results analyses shows that the researched students appreciates the physical library environment, considering it comfortable with a diversified collection wich provokes interest in reading, in addition to providing activities and services that favor learning and critical sense. The need for expansion and innovation of school library activities, with and without the use of ICT, was evidenced. This sinalizations are too much importance to the activities and services library school continuous improvement, to the generation Z and the next generations. Thus, it is concluded that the school library plays an important role in the teaching and learning process and that the partnership between teachers and librarians is essential for the creation and development of actions aimed at improving the education process, especially with the digital technologies use.
Palavras-chave: Biblioteca Escolar
Nativos Digitais.
Geração Z
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tecnologias Digitais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Ciências da Informação
Biblioteconomia
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação 
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35259
Data do documento: 30-Nov-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCI)

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