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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da implementação da política de ações afirmativas: prospectando as travessias dos estudantes quilombolas na UFBA
Autor(es): Braz, Eglandina Alonso
Primeiro Orientador: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Elizabeth Matos
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Denise Moura de Jesus
metadata.dc.contributor.referee3: Benevides, Tânia Moura
Resumo: As políticas de ações afirmativas nas últimas duas décadas no Brasil representam um avanço importante na ampliação do acesso dos estudantes negros, indígenas e de outras minorias à educação superior. O movimento de democratização racial e social no país é bastante antigo, mas somente obtém contornos político-institucionais mais assertivos a partir da Constituição Federal de 1988, que passa a garantir à população brasileira acesso a direitos sociais amplos, incluindo o acesso à uma educação de qualidade. Entretanto, a partir do Programa Reuni, criado em 2006, as políticas afirmativas voltadas para garantir a expansão da educação superior para a população até então excluída, especialmente as minorias étnicas subrepresentadas, passam a ser integradas como medidas obrigatórias para todas as Instituições Federais de Educação Superior - IFES. Visando contribuir para aprofundar esse debate, o objetivo geral desse estudo foi avaliar o processo de implementação da política de ações afirmativas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) com ênfase na perspectiva das travessias vivenciadas pelos estudantes quilombolas. Em termos teórico-histórico, a pesquisa buscou sustentação na ampla literatura que tem discutido as políticas de ações afirmativas no Brasil, considerando tanto as perspectivas materiais (que garantem a permanência dos estudantes quilombolas na universidade) quanto as questões simbólicas que têm reflexos diretos e indiretos no processo de aprendizagem e na qualidade da formação superior oferecida. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, com ênfase no estudo de caso da UFBA, que utilizou como base de dados tanto a análise documental quanto a realização de entrevistas semiestruturadas feitas a gestores e coordenadores de cursos selecionados. Enquanto a análise documental permitiu identificar os avanços da política de ações afirmativas na universidade estudada, as entrevistas possibilitaram reconhecer a percepção dos atores entrevistados sobre os limites, os desafios e as perspectivas da capacidade organizacional-administrativa e acadêmicopedagógica dos cursos para a efetividade e qualidade da política analisada. Visando ampliar a capacidade de análise a partir do histórico da UFBA, foram integradas ao estudo as experiências da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), instituições públicas que também têm assumido um papel relevante na política de cotas na Bahia e no Brasil. Como a vivência da residência social, atividade obrigatória da formação do mestrado, foi dirigida para observar uma experiência internacional de política de inclusão social no ensino superior, foi dado destaque ao relato da Universidade de La Plata, instituição argentina. Como resultados relevantes da pesquisa, podem ser destacados os seguintes: (a) análise comparativa da experiência de implementação de políticas de ações afirmativas em quatro universidades públicas, três nacionais e uma internacional; (b) as percepções dos gestores e coordenadores dos colegiados de cursos selecionados sobre os avanços, limites e desafios da implementação da política de ações afirmativas na UFBA; e (c) o desenho de um instrumento de avaliação da percepção dos estudantes quilombolas sobre o processo de inclusão social que o acesso à universidade tem possibilitado. Esses produtos refletem a relevância que essa formação trouxe, ao possibilitar à pesquisadora desenvolver competências teórico-analíticas, contextuais e empíricas sobre o tema estudado, além de contribuir para qualificar sua prática profissional como servidora da UFBA, atuando na Pró-Reitoria de graduação. Em síntese, acredita-se que os resultados alcançados podem ajudar na (re)definição de estratégias acadêmico-pedagógicas que preparem as IFES a atender melhor às necessidades dos estudantes quilombolas e outras minorias que têm direito à educação superior.
Abstract: Affirmative action policies in the past two decades in Brazil represent an important advance in expanding the access of black, indigenous and other minorities students to university. The movement of racial and social democratization in the country is quite old, but it only obtains more assertive political-institutional outlines starting from the Brazilian Federal Constitution of 1988, which starts to guarantee the Brazilian population access to broad social rights, including access to an education of quality. However, as of the Reuni Program, created in 2006, affirmative policies aimed at guaranteeing the expansion of university for the hitherto excluded population, especially underrepresented ethnic minorities, are now integrated as mandatory measures for all Instituições Federais de Educação Superior - IFES. Aiming to contribute to deepen this debate, the general objective of this study was to evaluate the process of implementing the affirmative action policy at Universidade Federal da Bahia (UFBA) with an emphasis on the perspective of the crossings experienced by quilombola students. In theoretical-historical terms, the research sought support in the broad literature that has discussed affirmative action policies in Brazil, considering both the material perspectives (which guarantee quilombola students to remain at the university) and the symbolic issues that have direct and indirect reflexes in the learning process and the quality of higher education offered. In methodological terms, this is a qualitative research, with an exploratory-descriptive character, with emphasis on the UFBA case study, which used as a database both documentary analysis and the conducting of semi-structured interviews with managers and coordinators of selected courses. While the documentary analysis made it possible to identify the advances in the affirmative action policy at the university studied, the interviews made it possible to recognize the perception of the actors interviewed about the limits, the challenges and the perspectives of the organizational-administrative and academic-pedagogical capacity of the courses for the effectiveness and quality of the analyzed policy. In order to expand the analysis capacity based on the history of UFBA, the experiences of Universidade do Estado da Bahia (UNEB) and Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), public institutions that have also assumed a relevant role in quota policies in Bahia and Brazil, were integrated into the study. As the experience of a program visitor, a mandatory activity of the master, was managed to observe an international experience of social inclusion policy in university, emphasis was given to the report of the Universidad de La Plata, an Argentine institution. As relevant results of the research, the following can be highlighted: (a) comparative analysis of the experience of implementing affirmative action policies in four public universities, three nationals and one international; (b) the perceptions of the managers and coordinators of the collegiate bodies of selected courses on the advances, limits and challenges of the implementation of the affirmative action policy at UFBA; and (c) the drawing of an assessment tool for the quilombola students' perception of the social inclusion process that access to the university has made possible. These products reflect the relevance that this training brought, by enabling the researcher to develop theoretical-analytical, contextual and empirical skills on the subject studied, in addition to contributing to qualify her professional practice as a UFBA servant, working in the graduation pro-rectory. In summary, it is believed that the results achieved can help in the (re)definition of academic-pedagogical strategies that prepare IFES to better meet the needs of quilombola students and other minorities who are entitled to university.
Palavras-chave: Ações afirmativas
Gestão acadêmico-pedagógica
Avaliação de políticas públicas
Estudantes quilombolas
UFBA.
CNPq: Desenvolvimento e Gestão Social
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Administração
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35247
Data do documento: 20-Out-2020
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