Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35243
Tipo: Dissertação
Título: Design emocional e o antropomorfismo: percepção visual das expressões emocionais na face automotiva
Título(s) alternativo(s): Emotional design and anthropomorphism: visual perception of emotional expressions on the automotive face
Autor(es): SANTOS, JORGE
Autor(es): Santos, Jorge Anderson de Jesus
Primeiro Orientador: Mariño, Suzi Maria
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Mariño, Suzi Maria
metadata.dc.contributor.referee2: Silveira, Carina Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Rosa, Flavia Goulart Mota Garcia
Resumo: Desde seus primórdios e em sua forma mais rudimentar, o carro é objeto de prestígio e simbolismo, por permitir levar mais longe e mais rápido. Ao longo dos séculos as transformações formais pelas quais passou tornaram o automóvel um objeto de desejo e, sobretudo carregado de simbolismos. Neste sentido, a presente dissertação trata da percepção de formas antropomórficas em automóveis com base na abordagem do design emocional de Norman (2008), com ênfase nas relações das expressões emocionais da face humana. A literatura enfatiza a inclinação natural do ser humano na busca por referências humanoides em coisas, objetos ou eventos, conforme Guthrie (1993), no entanto, não havia até então, um direcionamento afetivo dessas percepções, assim, esta pesquisa objetiva pautar a percepção emocional nas formas dos automóveis com base no conceito de antropomorfismo. Para isso, utilizouse o método comparativo com o objetivo de estabelecer associações formais, a fim de relacionar os traços expressivos de sete expressões emocionais básicas, descritas por Ekman (2011), aos traços formais observados na parte frontal dos carros, a partir dos dados obtidos com as análises realizadas por Windhager e outros (2008) e, por fim, estabelecer as relações das expressões emocionais entre ser humano e automóvel. Conclui-se que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, ao relacionar traços do design automotivo às sete expressões emocionais básicas, no entendimento de que projeções humanas em objetos se fazem necessárias, uma vez que facilitam a percepção e a compreensão de nós mesmos no espaço simbólico.
Abstract: Since its beginnings and in its most rudimentary form, the car has been an object of prestige and symbolism, as it allows to take it further and faster. Over the centuries, the formal transformations it has undergone have made the automobile an object of desire and, above all, full of symbolism. In this sense, the present dissertation deals with the perception of anthropomorphic forms in automobiles based on Norman's (2008) approach to emotional design, with emphasis on the relationships of emotional expressions on the human face. The literature emphasizes the natural inclination of the human being in the search for humanoid references in things, objects or events, according to Guthrie (1993), however, until then, there was no affective direction of these perceptions, thus, this research aims to guide the emotional perception in the forms of automobiles based on the concept of anthropomorphism. For this, the comparative method was used in order to establish formal associations, in order to relate the expressive traits of seven basic emotional expressions, described by Ekman (2011), to the formal traits observed on the front of the cars, from the data obtained with the analyzes performed by Windhager et al. (2008) and, finally, to establish the relationships of emotional expressions between human and automobile. It is concluded that the general objective of the research was reached, by relating traits of automotive design to the seven basic emotional expressions, in the understanding that human projections on objects are necessary, since they facilitate the perception and understanding of ourselves in space symbolic.
Palavras-chave: Design emocional
Antropomorfismo
Automóveis
Expressões faciais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35243
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO JORGE SANTOS PPGAV.pdf5,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.