Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | MARIÑO, SUZI | - |
dc.contributor.author | SANTOS, JORGE | - |
dc.creator | Santos, Jorge Anderson de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-17T13:04:04Z | - |
dc.date.available | 2022-05-17T13:04:04Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35243 | - |
dc.description.abstract | Since its beginnings and in its most rudimentary form, the car has been an object of
prestige and symbolism, as it allows to take it further and faster. Over the centuries,
the formal transformations it has undergone have made the automobile an object of
desire and, above all, full of symbolism. In this sense, the present dissertation deals
with the perception of anthropomorphic forms in automobiles based on Norman's
(2008) approach to emotional design, with emphasis on the relationships of emotional
expressions on the human face. The literature emphasizes the natural inclination of
the human being in the search for humanoid references in things, objects or events,
according to Guthrie (1993), however, until then, there was no affective direction of
these perceptions, thus, this research aims to guide the emotional perception in the
forms of automobiles based on the concept of anthropomorphism. For this, the
comparative method was used in order to establish formal associations, in order to
relate the expressive traits of seven basic emotional expressions, described by Ekman
(2011), to the formal traits observed on the front of the cars, from the data obtained
with the analyzes performed by Windhager et al. (2008) and, finally, to establish the
relationships of emotional expressions between human and automobile. It is concluded
that the general objective of the research was reached, by relating traits of automotive
design to the seven basic emotional expressions, in the understanding that human
projections on objects are necessary, since they facilitate the perception and
understanding of ourselves in space symbolic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Design emocional | pt_BR |
dc.subject | Antropomorfismo | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Expressões faciais | pt_BR |
dc.subject.other | Emotional design | pt_BR |
dc.subject.other | Anthropomorphism | pt_BR |
dc.subject.other | Automobiles | pt_BR |
dc.subject.other | Facial expressions | pt_BR |
dc.title | Design emocional e o antropomorfismo: percepção visual das expressões emocionais na face automotiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Emotional design and anthropomorphism: visual perception of emotional expressions on the automotive face | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVEIRA, CARINA | - |
dc.publisher.departament | UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV ) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Mariño, Suzi Maria | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6641978572569252 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silveira, Carina Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7731933191944131 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariño, Suzi Maria | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6641978572569252 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silveira, Carina Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7731933191944131 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rosa, Flavia Goulart Mota Garcia | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7537077209873962 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0275261650356936 | pt_BR |
dc.description.resumo | Desde seus primórdios e em sua forma mais rudimentar, o carro é objeto de prestígio
e simbolismo, por permitir levar mais longe e mais rápido. Ao longo dos séculos as
transformações formais pelas quais passou tornaram o automóvel um objeto de
desejo e, sobretudo carregado de simbolismos. Neste sentido, a presente dissertação
trata da percepção de formas antropomórficas em automóveis com base na
abordagem do design emocional de Norman (2008), com ênfase nas relações das
expressões emocionais da face humana. A literatura enfatiza a inclinação natural do
ser humano na busca por referências humanoides em coisas, objetos ou eventos,
conforme Guthrie (1993), no entanto, não havia até então, um direcionamento afetivo
dessas percepções, assim, esta pesquisa objetiva pautar a percepção emocional nas
formas dos automóveis com base no conceito de antropomorfismo. Para isso, utilizouse o método comparativo com o objetivo de estabelecer associações formais, a fim de
relacionar os traços expressivos de sete expressões emocionais básicas, descritas
por Ekman (2011), aos traços formais observados na parte frontal dos carros, a partir
dos dados obtidos com as análises realizadas por Windhager e outros (2008) e, por
fim, estabelecer as relações das expressões emocionais entre ser humano e
automóvel. Conclui-se que o objetivo geral da pesquisa foi alcançado, ao relacionar
traços do design automotivo às sete expressões emocionais básicas, no entendimento
de que projeções humanas em objetos se fazem necessárias, uma vez que facilitam
a percepção e a compreensão de nós mesmos no espaço simbólico. | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAV )
|