https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35220
Tipo: | Dissertação |
Título: | A permanência universitária em discussão: estudo sobre a percepção de qualidade do Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina (2012-2019) |
Autor(es): | Arruda, Luciana Santos |
Primeiro Orientador: | Tude, João |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva Filho, Penildon |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rossi, Renata Alvarez |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cunha, Andrea Taborda Ribas da |
Resumo: | O objetivo desse estudo consistiu em investigar a percepção dos estudantes atendidos acerca do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia – NAPP-FMB-UFBA. Para isso, assumiu-se como objetivos específicos: analisar a relação do Núcleo com a Política de Assistência Estudantil (PAES) na UFBA; caracterizar a intervenção institucional do trabalho realizado; produzir subsídios para incentivar que outras unidades acadêmicas possam formatar esse tipo de intervenção. Inquietações da trajetória e necessidades institucionais relacionadas à atuação da pesquisadora como assistente social nesse espaço, desde 2015, subsidiaram a estruturação dessa pesquisa. O procedimento metodológico desenvolvido foi um estudo de caso, de natureza qualitativa, o qual incluiu a triangulação das técnicas de análise documental, observação participante, entrevistas e questionários. A interpretação dos resultados possibilitou o entendimento de que, mesmo diante das limitações estruturais existentes, o NAPP-FMB-UFBA desenvolve uma atuação que contempla as expectativas de grande parte dos discentes atendidos. Este indicativo confirmou o pressuposto da pesquisa, evidenciando que a intervenção foi considerada de qualidade. Os índices apontaram também a necessidade de melhorar aspectos que potencializem o trabalho e possam elevar a satisfação geral e a qualidade percebida pelos atendidos. Como indicações para melhorias internas foram elencadas as necessidades de organizar plantões; adequar as instalações; incorporar ao menos um profissional habilitado para desenvolver apoio pedagógico contínuo na equipe permanente; aprimorar a designação atual do Núcleo, adotando um nome mais condizente com a intervenção; além disso, sensibilizar todas as categorias da comunidade universitária, principalmente os docentes, para contribuírem com o suporte à permanência e aprofundarem o conhecimento relativo à compreensão ampliada de assistência estudantil. As indicações para o contexto universitário mais amplo pretendem sensibilizar outras unidades acadêmicas a reproduzirem a experiência do Núcleo aqui estudado. Sugeriram também que a universidade possa estruturar um programa de mentoring, como alternativa inicial para fortalecer o suporte à permanência estudantil. |
Abstract: | The objective of this study was to investigate the perception of quality attributed to the work developed by the Center for Psychopedagogical Support of the Faculty of Medicine of the Federal University of Bahia - NAPP-FMB-UFBA. For this, it was assumed as specific objectives: analyze the relationship between the Nucleus and the Student Assistance Policy (PAES) at UFBA; characterize the institutional intervention of the work performed; create subsidies to encourage other academic units to format this kind of intervention. Concerns about the trajectory and institutional needs related to the researcher's role as a social worker in this space, since 2015, have supported the structuring of this research. The methodological procedure developed was a qualitative case study, which included the triangulation of the techniques of document analysis, participant observation, interviews and questionnaires. The interpretation of the results made it possible to understand that, despite the existence of structural limitations, the NAPP-FMB-UFBA develops a performance that meets the expectations of most of the people served. This indicative confirmed the research's assumption, showing that the intervention was considered of quality. The indices also pointed out the need to improve aspects which enhance the work and increase the general satisfaction as well as the perceived quality by those served. As indications for internal improvements were listed the needs to organize shifts, adapt the facilities, incorporate at least one professional who is qualified to develop continuous pedagogical support in the permanent team and, lastly, improve the current designation of the Nucleus, adopting a name more consistent with the intervention, besides sensitize all categories of the university community, especially teachers, to contribute with the support to the permanence and deepen the knowledge related to the expanded understanding of student assistance. The directions to the broader university context intend to sensitize other academic units to reproduce the experience of the Nucleus studied here. They also suggested that the university could structure a mentoring program as an initial alternative to strengthen support to the student assistance. |
Palavras-chave: | Assistência estudantil Permanência . Núcleos de apoio |
CNPq: | Ciências Sociais Aplicadas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora / Evento / Instituição: | Universidade Federal da Bahia |
Sigla da Instituição: | UFBA |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Administração |
metadata.dc.publisher.program: | Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35220 |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (NPGA) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Mestrado_final.pdf | Dissertação Luciana S. Arruda | 2,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.