Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35212
Tipo: Dissertação
Título: Etnografia como fricção: expedições, práticas artísticas e experiências limiares
Título(s) alternativo(s): Etnografía como fricción: expediciones, prácticas artísticas y experiencias limiares
Autor(es): Lago, Lucas Brito
Primeiro Orientador: Linke, Ines
metadata.dc.contributor.referee1: Gonçalves, Rosa Gabriela de Castro
metadata.dc.contributor.referee2: Jacques, Paola Berenstein
metadata.dc.contributor.referee3: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Resumo: Nesta dissertação procura-se estabelecer um exercício experimental de pensamento às voltas das experiências limiares entre arte e etnografia, buscando rastrear momentos em que as práticas artísticas e a etnografia estabeleceram contaminações profícuas. A investigação desdobra-se a partir de cinco nebulosas, que apresentam algumas dimensões e problemáticas em torno das formas de contato entre artistas-pensadores e interlocutores de contextos culturais distintos. Delineamos a ideia de etnografia como fricção para compreender a força de choque e de atrito que a etnografia estabeleceu, sobretudo, com o campo artístico, possibilitando uma abertura para o problema da diferença e das impurezas culturais. Perseguimos momentos em que a história da arte foi, de alguma maneira, perturbada em sua condição de disciplina moderna, sobretudo a partir das fricções estabelecidas em torno da revista francesas Documents (1929-1930) e da experiência ameríndia de Aby Warburg (1866-1829) e as suas ressonâncias na sua forma de pensar esquizo. Procuramos delinear possibilidades de adentrar a forma de conhecimento psicoetnográfico-arqueológico, extraída do pensamento e produção de Flávio de Carvalho (1899-1973) e, a partir disso, enquadramos a Expedição Amazônica (1958) de Flávio de Carvalho e o Projeto Bahia-Benin (1988) - especialmente a partir da atuação de Lina Bo Bardi (1914-1992) e Pierre Verger (1902-1996) - como zonas limiares em que as relações entre arte e etnografia se estabeleceram de forma proeminente, buscando situá-las a partir das fricções entre os trânsitos de ideias, pensamentos e presenças espectrais. A investigação procura estabelecer um plano de reflexão que toma os métodos correlatos às zonas limiares entre arte e etnografia como experimentação metodológica e como forma de pensar, operando por meio de uma escrita residual, a partir da escavação e associação de fragmentos, da sucessão, sobreposição e paralelismo de ideias, agentes, acontecimentos e noções conceituais.
Abstract: En esta disertación procurase establecer un ejercicio experimental de pensamiento a las vueltas de las experiencias limiares entre arte y etnografía, buscando rastrear momentos en que las prácticas artísticas y la etnografía establecerán contaminaciones proficuas. La investigación se desdobla a partir de cinco nebulosas, que presentan algunas dimensiones y problemáticas alrededor de las formas de contacto entre artistas-pensadores e interlocutores de contextos culturales distintos. Delineamos la idea de etnografía como fricción, para comprender la fuerza de choque y de atrito que la etnografía estableció, sobre todo, con el campo artístico, posibilitando una apertura para el problema de la diferencia y de las impurezas culturales. Perseguimos momentos en que la historia del arte fue, de algunas manera, perturbada en su condición de disciplina moderna, sobretodo a partir de las fricciones establecidas alrededor de la revista francesas Documents (1929-1930) y de la experiencia amerindia de Aby Warburg (1866-1829) y las suyas resonancias en la forma de pensar esquizo. Procuramos delinear posibilidades de adentrarse la forma de conocimiento psicoetnográfico-arqueológico, extraída del pensamiento y producción de Flávio de Carvalho (1899-1973) y a partir de eso, enquadramos la Expedición Amazônica (1958) de Flávio de Carvalho y el Proyecto Bahía-Benin (1988) - especialmente a partir de la actuación de Lina Bo Bardi (1914-1992) y Pierre Verger (1902-1996), como zonas limiares en que las relaciones entre arte y etnografía se han establecido de forma preeminente, buscando situarlas a partir de las fricciones entre los trânsitos de ideas, pensamientos y presencias espectrales. La investigación procura establecer un plan de reflexión que toma los métodos correlatos a las zonas limiares entre arte y etnografía como experimentación metodológica y como forma de pensar, operando por medio de una escrita residual, a partir de la excavación y asociación de fragmentos, de la sucesión, sobreposición y paralelismo de ideas, agentes, acontecimientos y nociones conceptuales.
Palavras-chave: História da arte
Etnografia
Fricção
Limiares
Práticas artísticas
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
metadata.dc.publisher.department: Escola de Belas Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV )
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35212
Data do documento: 13-Dez-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGAV )

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao-Lucas-Brito-Lago.pdf13,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.