Skip navigation
Universidade Federal da Bahia |
Repositório Institucional da UFBA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35207
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia
Título(s) alternativo(s): Plagiarism in scientific publications and the perception of undergraduates in librarianship and documentation of the Institute of Informations Science of the Federal University of Bahia
Autor(es): Morais, Andrea da Luz Cerqueira de
Santos, José Carlos Sales dos
Resumo: O plágio em produções científicas constitui uma temática recorrente e relevante em ambientes universitários. Pautado neste pressuposto, a presente comunicação objetivou a caracterizar a percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação em relação às temáticas ‘plágio’ e ‘direitos autorais’ no âmbito universitário, especificamente no Instituto de Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso (método de procedimento monográfico), com nível descritivo; o instrumento representou o questionário de investigação. As considerações finais evidenciaram a patente necessidade, de as disciplinas oferecidas no instituto pesquisado, de incorporar à grade curricular do curso de Biblioteconomia e Documentação debates que abordem temáticas relevantes, como plágio e direitos autorais.
Abstract: Plagiarism in scientific productions constitutes a recurrent and relevant theme in university settings. Based on this assumption, the present communication aimed to characterize the perception of the students of the course of Librarianship and Documentation in relation to the themes 'plagiarism' and 'copyright' in the university scope, specifically in the Information Science Institute of the Federal University of Bahia. In the methodological procedures, the research was set up as a case study (method of monographic procedure), with descriptive level; the instrument represented the research questionnaire. The final considerations evidenced the patent need, of the disciplines offered in the researched institute, to incorporate debates in the curriculum of the course of Library and Information Science that deal with relevant topics such as plagiarism and copyright.
Palavras-chave: Plágio acadêmico.
Direitos autorais.
Instituições de Ensino Superior.
Bibliotecas.
Bibliotecários.
CNPq: Ciências sociais aplicadas - Ciência da informação - Biblioteconomia - Disseminação da informação.
Idioma: por
País: Brasil
Editora / Evento / Instituição: Universidade Federal da Bahia
Sigla da Instituição: UFBA
Citação: MORAIS, A. L. C.; SANTOS, J. C. S. D. O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do instituto de ciência da informação da universidade federal da bahia. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n. 3, p. 57-72, 2017. Acesso em: 03 mai. 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35207
Data do documento: Dez-2017
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O PLÁGIO EM PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E A PERCEPÇÃO DOS.pdf193,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.