Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Prospecção de marketing na Biblioteca Pública do Estado da Bahia: um estudo de caso
Other Titles: Marketing prospection at Biblioteca Pública do Estado da Bahia: a case study
metadata.dc.creator: Jesus, Diego Santana Rocha de
Santos, José Carlos Sales dos
metadata.dc.description.resumo: Com o objetivo de mapear as estratégias de marketing nos serviços de informação da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (BPEB), o estudo resulta do surgimento de novos suportes informacionais e o advento das tecnologias, sobretudo, nas últimas décadas do século XX, o que quebrou alguns estereótipos a respeito do papel das bibliotecas, na perspectiva de contribuição para a sociedade. Um dos pré-requisitos que competem ao profissional bibliotecário dos dias atuais é a visão gerencial, traduzida, dentre tantas formas possíveis, pelo uso do marketing nas mais diversas unidades de informação. A investigação, de natureza descritiva, desenvolveu-se através de um estudo de caso único, na BPEB, referência em âmbito nacional, por ser a primeira biblioteca pública da América Latina. A coleta de dados utilizou-se de um questionário, aplicado a usuários da Biblioteca, e de um roteiro de entrevista estruturado, para funcionários/gestores que têm atividades diretamente ligadas às práticas de marketing da instituição. Constatou-se que a BPEB possui estrutura e práticas favoráveis ao uso do marketing na promoção dos seus produtos e serviços de informação, mas faz-se necessário um melhor planejamento estratégico para adequar a divulgação dessas atividades a um alcance mais amplo e ao atendimento às necessidades informacionais dos seus usuários.
Abstract: This study was made in order to map the marketing strategies in the information services of the BibliotecaPública do Estado da Bahia (BPEB), it is the result from the emergence of new informational media and the advent of technology, especially in the last decades of the 20th century, which broke some stereotypes about the role of libraries in the perspective of contributing to society. One of the prerequisites that is responsability to the nowadays librarians is the managerial vision, translated, among many possible ways, in the use of marketing in several kinds of medias. The method of research used was descriptive, it was developed through a unique study case in the BPEB, a nationwide reference as the first public library of Latin America. To do the data collection it was applied a questionnaire to the users of the Library and a interview for employees/managers who have activities directly related to the institution's marketing practices. It was found that the BPEB has structure and praticesfavorable to the use of marketing to promote their products and information services, but it’s necessary a better strategic planning to ensure adequate divulgation of these activities to a wider range, this should be allied with the attending of the information needs of its users.
Keywords: Marketing
Biblioteca pública
Gestão da informação
Biblioteca Pública do Estado da Bahia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Outra instituição
metadata.dc.publisher.initials: OI
Citation: JESUS, D. S. R. de; SANTOS, J.C.S. dos. Prospecção de marketing na biblioteca pública do estado da bahia: um estudo de caso. R. Bibliomar, São Luís, v. 16, n. 1, p. 115-130, jan./jun. 2017. Disponivel em: file:///C:/Users/aluno/Downloads/7621-Texto%20do%20artigo-26684-1-10-20180420.pdf
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35206
Issue Date: Jan-2017
Appears in Collections:Artigo Publicado em Periódico (ICI)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7621-Texto do artigo-26684-1-10-20180420.pdf176,06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.